Publicada em 23/07/2016 às 12h45.
Palmares, Barreiros e mais 4 cidades registram menor temperatura em 3 anos em Pernambuco
Na madrugada da sexta-feira (22) Palmares registrou (16,8°C) e Barreiros (17,4°C).

A semana de abertura do inverno (iniciado no dia 21 de julho) chegou com tudo em Pernambuco. De acordo com informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), uma massa de ar seco tem causado uma onda de baixas temperaturas em todas as regiões do estado. Na madrugada deste sábado (23), por exemplo, o município de Águas Belas, no Agreste, registrou 16,1°C de temperatura. E quem está em Garanhuns curtindo o Festival de Inverno (FIG) teve que se agasalhar bastante por conta dos 16,3°C registrados na cidade, também na madrugada deste sábado.


Já na madrugada da sexta-feira (22) o frio foi ainda maior, marcando 14,6 graus, a temperatura mais baixa registrada no município nos últimos três anos. Os recordes de baixa temperatura desde 2013 também foram registrados em Recife (17,9°C), Surubim (15,7°C), Palmares (16,8°C), Ibimirim (13,5°C) e Arcoverde, que teve a menor temperatura do ano registrada pela APAC, com 10,5°C.


Outros seis municípios registram a menos temperatura de 2016 na última sexta-feira (22). Em Ipojuca os termômetros marcaram 19,8°C, já em São Lourenço da Mata, também na Região Metropolitana, 20,2°C. Em Brejão, no Agreste a temperatura foi de 11,7°C, Na Zona da Mata, os recordes ocorreram em Barreiros (17,4°C), Goiana (17,9°C) e Carpina (18,4°C).


“Os menores valores de temperatura, geralmente, ocorrem nas madrugadas de céu claro e período de umidade relativa do ar baixa, devido a uma maior perda de radiação da superfície da Terra para o espaço, pois a umidade e as nuvens funcionam como um ‘cobertor’,impedindo a perda de calor.”, explica o meteorologista da APAC Roberto Pereira.


A frente fria não gerou consequências apenas na sexta-feira e no sábado. Na última quinta-feira (21), data oficial da abertura do inverno, o município de Caruaru, por exemplo, já havia registrado a menor temperatura do ano, com 11,7°C, um pouco menor que os 11,9°C da madrugada do sábado. Porém, de acordo com Roberto, as previsões da APAC indicam uma normalização da umidade a partir deste sábado (23) e, consequentemente, uma normalização das temperaturas.

 

DP

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI