Publicada em 19/10/2016 às 10h31.
Após 27 anos, Catendense ainda tem o titulo de gol mais rápido do Brasileirão
Jogando pelo Náutico, o ex-atacante Nivaldo fez história ao balançar as redes com oito segundos do 1º tempo, contra o Atlético-MG, em 1989.

Muitas coisas aconteceram nos últimos 27 anos. Acontecimentos em diversos âmbitos do mundo como o lançamento do Super Nitendo, com "Super Mario World" em evidência - o Sonic veio logo em seguida como concorrente, lançado pela SEGA, em 1990, o atentado às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, em 2001.


A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada Rio 2016, ambas no Brasil, enfim... mas em meio a tudo isso, um fato permaneceu inalterado: o gol mais rápido do Brasileirão.


A marca história do principal campeonato do país aconteceu em 18 de outubro de 1989, quando Náutico e Atlético-MG se enfrentam nos Aflitos. O árbitro apita o início da partida. Bizu toca para Augusto lançar rapidamente Nivaldo, que deixa a bola passar por baixo das pernas e dá um chute forte e preciso de fora da área, sem chances para o goleiro Rômulo.



Nivaldo - Gol mais rápido Brasileirão (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Nivaldo tem a marca do gol mais rápido como o maior orgulho da sua carreira  (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)

Tudo isso aconteceu em apenas oito segundos. Tempo suficiente para colocar o nome do pernambucano Nivaldo no topo dos recordistas do esporte. Uma façanha que coroou sua sua trajetória, trazendo felicidade até hoje e que ele considera o maior "troféu" da sua carreira, capaz de renovar as amizades.  


- O futebol me deu muita alegria. E o maior orgulho que eu tenho é esse gol, porque sempre reúne muitos amigos, torcedores de diversos times, um sempre ajudando o outro aqui (em Catende, cidade natal dele), os amigos sempre fazem uma brincadeira aqui (jogo comemorativo), por isso que digo que a amizade vale tudo na vida.


Com esses amigos de sempre, Nivaldo comemora ano após ano o feito com os velhos conhecidos não só dentro do campo, mas também fora dele.


- A gente fica feliz. Sempre alegre ao ver as pessoas que ficam torcendo por mim. Mas infelizmente como eu sempre digo, o clube (Náutico) não faz a mesma coisa, o mesmo reconhecimento. Agora mesmo nós estamos preparando uma comemoração com os amigos, para lembrar essa data com os torcedores do Náutico aqui da cidade, e até torcedores do Sport. Vamos comemorar a marca em uma casa com piscina e juntar todo mundo.


Gols mais rápidos do Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)
Gols mais rápidos do Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)


Secador nato dos atacantes do Brasil, o ex-jogador deixou um recado bem humorado para artilheiros do Brasileirão.


- Que não faça o gol mais rápido. Que seja feliz, mas que não faça esse gol para não tirar minha alegria (risos).


Atualmente o Nivaldo trabalha na Secretaria de Esportes da sua cidade natal, Catende, localizada na Mata Sul de Pernambuco. Ele auxilia nas equipes de futsal e futebol, além de outros projetos ligados ao esporte local.


Carreira: saída do Náutico para o Cruzeiro (e outros clubes)


Após ter sido artilheiro do Campeonato Pernambucano de 1992, com 22 gols, Nivaldo se transferiu para o Cruzeiro, recebendo 300% a mais do que ganhava no Náutico. A missão do atacante era substituir Renato Gaúcho. Em 31 partidas, o atacante marcou apenas 10 gols, e conquistou a Copa do Brasil, título que considera o mais importante da carreira. No time mineiro ele também acompanhou o surgimento de Ronaldo Fenômeno.


Depois da Raposa ainda passou por Sport, Ponte Preta, Botafogo-PB entre outros clubes, mas sem o mesmo brilho, até encerrar a carreira com 42 anos, em uma equipe de futebol da cidade natal.


 

Globo Esporte

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI