Publicada em 10/12/2016 às 09h46.
Dispositivo pode carregar celular cada vez que o usuário encostar na tela
A novidade pode resultar em baterias que duram até uma semana graças ao toque das pessoas.

A busca por baterias mais duráveis e fontes diferentes de carregamento segue firme. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um método que capta os movimentos das mãos do usuário e os transforma em energia.


 

Segundo eles, a novidade pode resultar em baterias que duram até uma semana graças ao toque das pessoas.


 

Em testes, o dispositivo, que recebeu o nome de nanogerador, foi capaz de ligar uma tela touch de LCD, um teclado flexível e 20 luzes LED sem a ajuda de uma bateria. “Estamos no caminho certo para dispositivos portáteis alimentados pelo movimento humano”, afirma Nelson Sepulveda, um dos responsáveis pelo estudo. "Acredito que, relativamente em breve, será possível não precisar carregar seu smartphone por uma semana inteira, porque a energia necessária será produzida pelo seu movimento", explica ele.


 

The technique uses a film-like device that actually can be folded to create more power

 

 

O dispositivo é feito com uma pastilha de silicone e várias camadas finas de substâncias como prata, poliamida e propileno. Os íons sao adicionados de modo que cada camada do nanogerador tenha partículas carregadoras. A energia é criada quando o movimento humano – a energia mecânica – comprime essas camadas.


 

Entre as vantagens do novo equipamento estão a leveza, flexibilidade, biocompatibilidade e o preço baixo.


 

O dispositivo também se torna mais eficiente quando dobrado.


 

O carregador é uma espécie de filme, que pode ser dobrado. "Cada vez que você o dobra, você está aumentando exponencialmente a quantidade de tensão que você está criando", explica Sepulveda. 


 

Os pesquisadores explicam que o dispositivo pode ser colocado, por exemplo, dentro do sapato do usuário, “criando energia toda vez que o calcanhar tocar o chão”.

 

 

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI