Publicada em 17/12/2016 às 11h18.
Alerta de tsunami após terremoto de 7,9 próximo a Papua-Nova Guiné
O ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta para toda a costa do país asiático.

 

 

O ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta para toda a costa do país asiático. / Foto: Google Maps



Um terremoto de 7,9 de magnitude perto de Papua-Nova Guiné provocou um alerta de tsunami para várias ilhas do Pacífico Ocidental, anunciou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

 

O PTWC mencionou a possibilidade de ondas de entre um e três metros nas zonas costeiras de Papua-Nova Guiné, Indonésia, Nauru, Ilhas Salomão. O ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta para toda a costa do país.

 


O tremor aconteceu às 10H51 GMT (8H51 de Brasília) no mar, 60 km ao leste de Taron, uma localidade da ilha de Nova Irlanda, a 75 quilômetros de profundidade. A magnitude, que em um primeiro momento foi avaliada em 8,0, foi pouco depois revisada para 7,9 pelo Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS).

 

"Muitos habitantes desta região moram em casas vulneráveis a terremotos (...) é possível que tenha provocado feridos e danos", explicou o USGS em um boletim. Os terremotos são frequentes em Papua Nova-Guiné, que fica próxima ao anel de fogo do Pacífico. 


Na semana passada foram registrados dois tremores importantes na região, perto das Ilhas Salomão, que não provocaram danos importantes. 


Em 2013, o arquipélago das Ilhas Salomão, onde vivem quase 500.000 pessoas, foi abalado por um terremoto de magnitude 8,0 e um tsunami que deixou pelo menos 10 mortos e milhares de desabrigados.

 

Ne10

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI