Publicada em 12/01/2017 às 06h25.
Facebook lança plataforma para Jornalismo
"Projeto Facebook para Jornalismo" tem como objetivo melhorar o consumo de notícias na rede social.

Reuters

 

O Facebook se tornou um grande portal de busca de informações para muitos usuários. Tanto é que recentemente a empresa de Mark Zuckerberg anunciou medidas para combater notícias falsas, que se propagam na rede de maneira desenfreada. Passando isso, a companhia lança agora uma plataforma voltada para o jornalismo, a fim de aperfeiçoar o trabalho do fazer notícias na rede social.

“Nós vamos colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e vamos conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital”, disse o Facebook em comunicado.


Confira como o Projeto Facebook para Jornalismo vai atuar, segundo informou a companhia:


1) Colaboração no desenvolvimento de novos produtos

Nós podemos atender melhor as necessidades das pessoas no Facebook e as de nossos parceiros quando trabalhamos juntos para desenvolver produtos. Já temos trabalhado com nossos parceiros de mídia, mas como parte do Projeto Facebook para Jornalismo, vamos aprofundar a colaboração com eles, conectando nossos times de produto e engenharia para que possamos construir juntos desde os estágios iniciais o processo de desenvolvimento de produtos.


Novos formatos para contar histórias. À medida que as preferências de consumo de notícias pelas pessoas evolui, é fundamental atuar conjuntamente para definir quais novos formatos de matérias ajudarão as pessoas a ficar mais informadas. Queremos trabalhar com nossos parceiros para desenvolver nossos formatos atuais – Live, 360, Instant Articles etc. – para atender melhor suas necessidades, e para criar formatos inteiramente novos. Por exemplo, temos ouvido de editores que eles querem apresentar pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. Nós estamos começando a trabalhar com vários parceiros sobre como fazer isso da melhor maneira possível. Vamos começar testando o uso de Instant Articles para essa finalidade, de modo que os leitores possam ver múltiplas matérias de seus veículos de imprensa favoritos. Isso é um teste preliminar — e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para tornar esse produto relevante para eles.


Notícias locais. A notícia local é o ponto de partida para o grande jornalismo — ela aproxima comunidades em torno de assuntos que são parte do seu cotidiano. Estamos interessados em explorar o que podemos construir com nossos parceiros para fomentar notícias locais e promover a mídia independente. Essa é uma ideia ainda bastante embrionária, mas nós queremos falar sobre ela agora para que possamos receber sugestões de redações e jornalistas, trabalhando juntos nessa iniciativa.


Desenvolvendo modelos de negócios. Uma área chave de colaboração são os modelos de negócios existentes e os que estão surgindo. Muitos de nossos parceiros têm renovado os esforços para ampliar suas assinaturas, e nós já começamos a explorar formas de apoiar esses esforços. Neste mês, nosso time de engenharia, em colaboração com o time de engenharia da empresa alemã de mídia BILD, lançará um teste para explorar a oferta de um período de degustação para leitores assíduos, a partir de Instant Articles. Esse é o tipo de trabalho que queremos fazer mais. Vamos continuar trabalhando em opções de monetização para os parceiros, como expandir nossos testes de inserção de anúncios em transmissões pelo Live para um grupo maior de parceiros e explorar a inserção de anúncios em vídeos gravados.


Hackathons. Os “hackatons” estão entre as tradições mais antigas no Facebook, onde nossos engenheiros saem da rotina diária para explorar novos problemas e soluções técnicas. Nós vamos lançar um programa global em que os engenheiros do Facebook serão anfitriões de sessões com desenvolvedores de organizações de mídia para colaborar na identificação de oportunidades e soluções.


Continuar a escutar. Temos encontros regulares com nossos parceiros de mídia e, como parte do Projeto Facebook para Jornalismo, nós teremos um esforço ainda mais concentrado nisso, com novas rodadas de reuniões, inicialmente nos próximos meses com publishers nos Estados Unidos e na Europa. Além de expandir a lista de locais para o resto do mundo ao longo do ano, vamos receber muitos dos nossos parceiros globais na F8, conferência anual do Facebook em San Francisco, e continuaremos a patrocinar importantes conferências de jornalismo e de publishers, incluindo a Digital Content Next e o Perugia Festival of Journalism.


2) Treinamento e Ferramentas para Jornalistas

Treinamento. Além do treinamento para redações que oferecemos atualmente, conduziremos uma série de cursos online para jornalistas sobre os produtos, as ferramentas e os serviços do Facebook. Iremos expandir esses treinamentos para nove idiomas adicionais, entre eles Português e Espanhol, e vamos ter uma parceria com a Poynter para lançar um currículo certificado para jornalistas nos próximos meses.


Nós visitamos regularmente redações para aprender e compartilhar informações, e recebemos jornalistas de todo o mundo para discutir boas práticas para que possam encontrar informação na nossa plataforma, distribuir conteúdo no Facebook e engajar e construir audiências para suas reportagens. Olhando para frente, ofereceremos treinamento em escala para organizações de mídia locais por meio de colaborações com Knight Foundation, Detroit.


Journalism Cooperative, Institute for NonProfit News, Local Independent News Online (LION), Institute for Journalism in New Media e Center for Cooperative Media (da Universidade Montclair), entre outros.


Knight Foundation, a Detroit Journalism Cooperative, o Institute for NonProfit News, a Local Independent News Online (LION) e o Institute for Journalism in New Media, entre outros.

Ferramentas. Nós compramos recentemente a Crowdtangle, uma ferramenta que ajuda editoras a rastrear como seu conteúdo se espalha na web, mede a performance de matérias nas redes sociais e identifica influenciadores. Hoje anunciamos que a ferramenta se tornará gratuita para nossos parceiros.


Temos visto que jornalistas têm usado o Facebook Live para encontrar e compartilhar informações, e para se conectar com suas audiências. Estamos desenvolvendo mais ferramentas para ajudar os jornalistas a usar o Live para reportagens e para encontrar fatos novos da forma mais fácil possível. A partir de hoje, os administradores de Página poderão designar jornalistas como contribuidores, permitindo que eles façam transmissões ao vivo na Página, algo que dará mais flexibilidade no trabalho de reportagem das redações. No futuro, também queremos disponibilizar nos Perfis toda a flexibilidade que o Live API fornece a Páginas, assim jornalistas poderão usar seus equipamentos profissionais para transmissões ao vivo em seus Perfis. E agora vamos oferecer aos jornalistas um modo simples para que eles acompanhem o desempenho de seus vídeos nos seus Perfis no Facebook. 


Ajudando com testemunhas oculares. Testemunhas oculares que carregam vídeos e imagens nas redes sociais à medida que novos fatos surgem se tornaram fontes de informação importantes e poderosas para jornalistas. Temos orgulho de ser membros da First Draft Partner Network, uma coalizão de plataformas e de mais de 80 organizações de mídia que trabalham para fornecer orientação prática e ética sobre como encontrar, verificar e publicar conteúdo disponível em redes sociais. Iremos ampliar nosso compromisso com a First Draft, ajudando eles a estabelecer uma comunidade virtual de verificação, entre outras iniciativas.


3) Treinamento e Ferramentas para Todos

À medida em que buscamos apoiar o jornalismo, também trabalharemos em novas formas de dar informação às pessoas para que elas possam fazer escolhas inteligentes sobre as notícias que leem — e tenham conversas relevantes sobre os assuntos com os quais se importam. Parte disso será feito diretamente pela parceria com jornalistas, e em outros pontos trabalharemos com educadores e pesquisadores. Vamos iniciar esse trabalho nas próximas semanas, com reuniões com organizações de mídia em todo o mundo, e apoiaremos projetos na área de notícias existentes e novos relacionados à inovação e pesquisa. Inicialmente, nossos principais focos serão:


Discernimento de notícias: Vamos trabalhar com organizações sobre como melhor compreender e promover o discernimento de notícias críveis na nossa plataforma e fora dela. O objetivo é ajudar as pessoas na nossa comunidade a terem a informação que elas precisam para decidir em quais fontes podem confiar. Vamos ajudar organizações que já estão fazendo um trabalho importante nessa área, como a Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa Walter Cronkite, na Universidade do Estado do Arizona. Também vamos formar um consórcio de especialistas para ajudar a decidir sobre novas pesquisas a serem feitas nessa área e sobre projetos a serem financiados. No curto prazo, vamos trabalhar com o News Literacy Project para produzir uma série de anúncios de utilidade pública na plataforma para ajudar a informar as pessoas no Facebook sobre a importância do tema. Nosso objetivo de longo prazo é apoiar organizações de mídia com projetos e ideias para melhorar o discernimento de notícias críveis, incluindo apoio financeiro quando necessário.


Esforço permanente para combater boatos: Anunciamos recentemente medidas na nossa plataforma para reduzir ainda mais a disseminação de boatos, incluindo formas mais fáceis para as pessoas denunciarem conteúdos noticiosos duvidosos e novos esforços para eliminar incentivos financeiros a spammers. Além disso, lançamos um programa em colaboração com a Poynter para que signatários do Fact Checking Code of Principles possam identificar boatos na plataforma. Esse problema é muito maior do que qualquer plataforma, e é importante para todos nós trabalharmos juntos para minimizar o alcance desse tipo de conteúdo.

 

 

 

 

Notícias ao Minuto

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Região: Últimas notícias
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia