Publicada em 19/01/2017 às 16h59.
Pernambuco tem cerca de 154 membros do PCC atuando no Estado
De acordo com o MP-SP, os noves Estados do Nordeste juntos têm 3.818 criminosos filiados ao PCC.

O Estado de Pernambuco tem pelo menos 154 membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção criminosa que domina a maioria dos presídios do Brasil, expandiu-se de São Paulo para o resto do País e hoje tem forte presença no Norte e Nordeste brasileiro.


A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (19) pelo Portal Uol, em matéria assinada pelo jornalista Vinicius Konchinski, da sucursal do Rio de Janeiro, sob o título ‘PCC cresce fora de SP e já tem um terço de seus membros no Norte-Nordeste‘.


A expansão do PCC foi levantada pelo Ministério Público de São Paulo e de outros estados.


“O Norte e o Nordeste do país são as mais novas fronteiras da expansão do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Brasil. As duas regiões, onde três grandes rebeliões já causaram a morte mais de cem presos nos primeiros dias deste ano, têm hoje cerca de 6 mil criminosos ligados à facção de origem paulista. Isso corresponde a cerca de 33% de todos os filiados à organização”, revela Konchinski.

andressa-anholete-afp-pcc-natal-2Foto: Andressa Anholete / AFP

A reportagem traz um mapa do Brasil (veja abaixo) atualizado com o número de integrantes do PCC em cada Estado. Nesse quesito, Pernambuco perde para o Rio Grande do Norte, que tem 446 soldados do bando paulista, mas ‘ganha’ do Piaui, que teria cerca de 103 criminosos ligados ao Primeiro Comando.


De acordo com o MP-SP, os noves Estados do Nordeste juntos têm 3.818 criminosos filiados ao PCC. Depois do Ceará, que tem cerca de 1400, Alagoas é o Estado com mais ‘batizados’: são 970. O Rio Grande do Norte vem em seguida.


O texto publicado pelo Uol informa, ainda, que os dados foram levantados em agosto do ano passado pelo Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e abrangem integrantes presos e em liberdade. “Não são oficiais já que o PCC opera na ilegalidade e, portanto, é impossível a realização de uma contagem exata”, observa.


mapa-brasil-uol

 

 

 

Uol

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI