O último fim de semana foi o mais violento desde o início do ano na região da Mata Sul de Pernambuco sob a jurisdição do 10º BPM (AIS-13). No domingo (29/01), três homicídios, um suicídio e duas tentativas de assassinato foram registrados nos municípios de Catende, Ribeirão e Sirinhaém.
O crime que mais chamou a atenção ocorreu em Ribeirão, por volta das 18. De acordo com informações repassadas por populares à Polícia Militar, um homem matou sua companheira com um disparo possivelmente acidental e, em seguida, tirou a própria vida com um disparo na cabeça.
Após ouvirem um tiro, testemunhas afirmaram que o rapaz saiu de dentro de sua residência, onde estava com a companheira, uma estudante de 20 anos, bastante transtornado, afirmando que “havia feito uma besteira”. Ele pegou uma moto e saiu em disparada até um posto de gasolina, onde, com a mesma arma que matou a namorada, suicidou-se com um tiro na cabeça.
A Polícia Civil foi acionada e isolou as duas cenas criminais para realizar o levantamento cadavérico. Com o imputado/homicida estava um revólver calibre 38, com cinco munições, duas das quais deflagradas. Os corpos foram encaminhados ao IML de Recife.
HOMICÍDIO NO LITORAL SUL
O outro crime foi registrado no município de Sirinhaém. No distrito de Santo Amaro, dois amigos, um de 20 e outro de 22 anos, estavam bebendo em um clube quando, num dado momento, se desentenderam com um delinquente de 17 anos. Este teria se ausentado do local e voltado minutos depois armado com uma faca, perfurando um deles nas costas e o outro no pescoço e braço esquerdo.
O esfaqueado no pescoço não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar local. A segunda vítima foi levada às pressas ao hospital Dom Helder Câmara, em Cabo de Santo Agostinho. Não há informações sobre o seu atual quadro de saúde. Em diligências, a PM localizou o menor infrator, onde foi autuado em flagrante delito e encaminhado a FUNASA.
MORTO A TIROS EM CATENDE
Um trabalhador rural morreu e outro ficou ferido após sofrerem um atentado a tiros no engenho Bálsamo das Freiras, pertencente a Catende. O acusado dos crimes conseguiu fugir, mas trocou tiros com a polícia durante a fuga e abandonou uma motocicleta no meio caminho.
As circunstâncias do caso não foram detalhadas pela assessoria de comunicação do 10º BPM (AIS-13). As vítimas foram socorridas às pressas ao Hospital Regional dos Palmares, mas um homem de 33 anos não resistiu. O segundo foi levado em estado grave para o bloco cirúrgico, mas não há informações do se atual quadro clínico.
A Polícia Civil agora trabalha no sentido de descobrir as causas dos atentados, bem como a sua autoria. A moto do suspeito ficou apreendida.
TIROS EM XEXÉU
Em Xéxeu, por volta das 02h da madrugada, um rapaz foi baleado na perna esquerda à margem da BR-101, possivelmente numa tentativa de assalto. A PM tomou conhecimento do caso através de populares, que afirmaram terem ouvido ao menos três disparos de arma de fogo.
A vítima, de 18 anos, disse que elementos em um veículo (Fiat Uno branco) foram os responsáveis pelo atentado e que, após os tiros, seguiram pela rodovia em direção a Palmares. Em diligência, a PM rapidamente localizou o carro descrito, no qual a vítima reconheceu os ocupantes.
Na abordagem, nenhuma arma de fogo foi encontrada com os suspeitos. As autodiades acreditam que eles a tenham jogado no matagal, aproveitando-se da noite com pouca visibilidade. As partes envolvidas foram levadas à delegacia plantonista de Palmares para as providências cabíveis.
Todos os casos acima relatados foram registrados em boletim de ocorrência e engrossam os altos números da violência na região da Mata Sul pernambucana.