Publicada em 20/02/2017 às 08h45.
MPPE recomenda bloqueio de bens de ex-prefeito de Maraial, na Mata Sul
TCE julgou irregulares contas apresentadas entre janeiro e setembro de 2012. Medida é pautada em indícios de fraudes e outras irregularidades.

(Foto: reproduzida pela internet)

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decretou de forma liminar e em caráter imediato, a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito de Maraial, na Mata Sul de Pernambuco, Marcos Antônio Ferreira Soares, o Marquinhos Maraial, até o valor de R$3.579.086,85.


A reportagem tentou entrar em contato para obter uma resposta, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.


A medida está pautada nos indícios da prática de fraudes e outras irregularidades nas contas apresentadas perante o Tribunal de Contas de Pernambuco, em especial a ausência de comprovação de despesas, no exercício financeiro de 2012, quando ocupava o cargo de prefeito do município. O MPPE ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de liminar de bloqueio de bens e valores.


O TCE julgou irregulares as contas apresentadas nos períodos compreendidos entre 11 de janeiro de 2012 e 13 de setembro de 2012 e de 6 de novembro de 2012 a 31 de dezembro de 2012 (TC n°1330234-6) ao considerar as falhas nos registros contábeis, a exemplo da ausência de controle dos registros contábeis na realização da conciliação bancária e escrituração incompleta dos empenhos, agravadas pelo descumprimento de determinação imposta pelo TCE, por meio da Decisão TC nº 632/2011.


Também a ausência de comprovação das despesas no montante de R$ 3.579.086,85, na medida em que não foram apresentados quaisquer documentos, sequer as notas de empenho. O MPPE entende que as práticas configuram atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário e violação aos princípios da Administração Pública, por isso requereu a condenação do ex-prefeito a ressarcir o dano causado.


Durante o mandato Marcos Antônio foi afastado do cargo duas vezes, a primeira vez em dezembro de 2011 e a segunda, em setembro de 2012, pela acusação de vários atos de improbidade administrativa, entre eles, segundo a decisão judicial (2012) dada pelo juiz José Wilson Soares Martins em ação ajuizada pelo MPPE, atraso de salários, não recolher as contribuições previdenciárias, retenção dolosa de valores descontados em empréstimos consignados e recusa injustificada de prestar contas ao TCE.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • Cristiano José Fev 2017
    Quaisquer políticos de pilantra ,povo de Maraial pe, lutemos pra por esses ladrões na cadeia, olha amigos de Maraial pe, não se iludam com festinhas e conversa fiada, pode aplaude se tiver uma boa gestão, em primeiro lugar a saúde, a segurança, a educação, a boa alimentação nas escolas, transparênci
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI