Publicada em 22/03/2017 às 07h53.
Nasa cria robô dobrável para explorar cavernas extraterrestres
Ele atualmente precisa ser controlado via Bluetooth por outro dispositivo.

(Foto: reprodução)

 

Normalmente, a Nasa envia veículos exploradores de tamanho grande, chamados de "Rovers", para explorar as superfícies de outros planetas. No entanto, a agência espacial estadunidense anunciou recentemente um novo tipo de robô, chamado de Puffer, que pode servir de parceiro para os Rovers nas próximas investigações espaciais.


 

"PUFFER" na verdade é uma sigla de "Pop-Up Flat Folding Robot", algo como "robô dobrável capaz de se manter plano". Esse nome não é à toa: o Puffer é capaz de se dobrar até ficar bem fininho e, mesmo assim, continua sendo capaz de se mover. Com isso, ele se torna um candidato ideal para explorar cavernas e outros espaços pequenos em solo extraterrestre, como pode ser visto no vídeo abaixo:

 

(Reprodução do You Tube)

 

Indo aonde os outros robôs não vão

 

Além das rodas especiais que possibilitam que o robô suba degraus, vença ladeiras de até 45 graus e se "abaixe" para passar em locais apertados, o Puffer ainda tem dois painéis solares para se manter carregado. Como pode ser visto no vídeo, ele também tem uma espécie de "rabo" que serve para lhe dar mais estabilidade.


 

Ele atualmente precisa ser controlado via Bluetooth por outro dispositivo. No entanto, a Nasa pretende dar a ele capacidades de movimentação autônoma. Com isso, ele poderá trabalhar sem intervenção humana, e poderá até se coordenar com outros Puffers para superar obstáculos ou coordenar a exploração de uma área. Segundo o gerente de projeto do Puffer, Jaako Karras, "pequenos robôs como ele podem mudar a maneira como nós fazemos ciência em Marte". 

 

 

 

(Reprodução do site Olher Digital)

 

Como o TechCrunch ressalta, os Puffers poderão ser enviados para Marte, no futuro, dentro de um rover. Assim, a agência espacial poderá associar a autonomia e a resistência do robô maior com a agilidade dos robôs menores. A Nasa ressalta que eles já foram testados com sucesso na superfície terrestre, em locais arenosos e com neve, e que ele também pode ser usado na Terra, para entrar em locais cavernas vulcânicas ou outros ambientes de difícil acesso.

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI