Publicada em 23/03/2017 às 15h18.
Rosto de homem do século XIII que teve corpo achado na Europa é reconstruído
O homem possivelmente morreu entre os anos 1200 e 1300, aos 40 anos, pelo menos.

Rosto foi reconstruído com técnicas forenses - Divulgação / Dr. Chris Rynn/ University of Dundee



O rosto de um homem que morreu há mais de 700 anos atrás foi reconstruído digitalmente por cientistas da Inglaterra, em meio a um projeto que busca obter novas informações sobre a vida de pobres anônimos na Idade Média. O resultado foi revelado na semana passada por pesquisadores, em meio a um seminário científico na cidade de Cambridge, na Inglaterra.

O homem possivelmente morreu entre os anos 1200 e 1300, aos 40 anos, pelo menos. Seu corpo foi encontrado entre outros mil cadáveres no subsolo de um antigo hospital da cidade, o Hospital São João Evangelista, que se dedicava ao atendimento de pessoas pobres e enfermas.


A reconstrução facial foi conduzida por Chris Rynn, especialista em anatomia e identificação humana na Universidade de Dundee. Ele usou técnicas forenses para estimar a estrutura facial, as mesmas usadas em investigações policiais na identificação de corpos em decomposição. Uma vez que a análise de DNA do homem for concluída, Rynn poderá colorir seus olhos e cabelos.


O trabalho de Rynn teve o auxílio de arqueólogos, que puderam fornecer informações sobre modos de vida da época.


"Ficou claro que este homem tem origem na classe trabalhadora urbana e pobre, possivelmente um pedreiro ou pequeno comerciante, ou um artesão. Ele viveu um bom tempo para sua época, e seus ossos mostram o perfil de um sobrevivente — várias lesões pequenas e médias que causaram dor e desgaste, mas não o mataram", indicou John Robb, do departamento de arqueologia e antropologia da Universidade de Cambridge.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI