Publicada em 27/03/2017 às 09h39.
Temer é aguardado em PE para espetáculo da Paixão de Cristo
Governador Paulo Câmara aguarda resposta do presidente da República para definir calendário do Pernambuco em Ação.


Governador espera resposta de Temer sobre visita ao Estado para dar continuidade ao Pernambuco em Ação / Aluisio Moreira/SEI

Governador espera resposta de Temer sobre visita ao Estado para dar continuidade ao Pernambuco em Ação
Aluisio Moreira/SEI

Franco Benites


O Pernambuco em Ação, realizado nos dias 23, 34 e 25 deste mês no Sertão, será interrompido na próxima semana devido a outros compromissos do governador Paulo Câmara e pode retornar apenas depois da Semana Santa. A programação da próxima etapa do projeto de prestação de contas do governo estadual aguarda uma sinalização do presidente Michel Temer (PMDB), que pode vir a Pernambuco para acompanhar a apresentação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste. Se a agenda for confirmada, essa será a primeira viagem do peemedebista ao Estado após liberar os governadores e prefeitos para fazerem reformas previdenciárias específicas para os servidores estaduais e municipais.


A sexta-feira da Paixão cairá no dia 14 de abril, mas o espetáculo teatral começa antes, no dia 8. A equipe do Palácio do Campo das Princesas depende de um retorno do presidente para saber se irá montar a estrutura do Pernambuco em Ação já para o dia 6 de abril (uma quinta-feira) ou se o governador irá retomar as viagens após a celebração da Semana Santa. Paulo Câmara não quer correr o risco de estar no Sertão e deixar de acompanhar o presidente da República durante sua passagem pelo Estado.


Embora a viagem de Temer não tenha um peso administrativo, a Reforma da Previdência deve ser um assunto tratado entre o peemedebista e as lideranças políticas do Estado. Na semana passada, durante a primeira rodada do Pernambuco em Ação, o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry (PMDB), disse que a retirada dos servidores estaduais e municipais do projeto de reforma previdenciária não foi boa. "O ideal é que a reforma fosse para todos. Mas ele só pode aprovar dentro do Congresso Nacional a reforma possível", disse.


A visita de Temer, caso se concretize, reunirá alguns dos principais nomes cotados para disputar o governo estadual e o Senado em 2018. Além do próprio governador Paulo Câmara, o peemedebista deverá ter a companhia dos quatro ministros pernambucanos que integram o governo federal. Entre eles, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), e das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), são vistos como possíveis candidatos majoritários no próximo ano.


Convites feitos ao presidente da República para eventos celebrados com destaque em Pernambuco, como a Semana Santa e o São João, não são novidades. O ex-governador Eduardo Campos já foi o cicerone dos ex-presidentes Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) quando o PSB era aliado do PT. Hoje, os socialistas estão afastados dos petistas e mais próximos ao PMDB nos planos nacional e estadual.


BALANÇO

A relação custo x benefício do Pernambuco em Ação foi positiva para o governo estadual na avaliação de Paulo Câmara (PSB) e aliados. O governo contabiliza a liberação de R$ 123 milhões para cidades dos sertões do Pajeú, Itaparica e Moxotó visitadas por Paulo Câmara. Ainda nas contas da gestão socialista, essa primeira etapa teve um custo de menos de R$ 60 mil.


De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, o gasto está dentro das expectativas do governo e só foi possível graças a parcerias. "Recebemos o apoio das prefeituras. Também realizamos o evento em um expediente só e não houve distribuição de almoço. Algumas plenárias foram realizadas em equipamentos nossos", disse, referindo-se a escolas públicas.


A previsão era de que o Pernambuco em Ação fosse encerrado em abril, mas deve se estender até maio. "Para melhorar e governar melhor Pernambuco, a gente precisa viajar mais. Isso é uma constatação não minha, mas de todos os governadores que me antecederam. E que a gente precisa colocar em prática com mais intensidade. Então vamos viajar", afirmou Paulo Câmara.


Jc Online

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • Selma Jan 2017
    Aproveita e crucifica esse maldito
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI