Foto: Reprodução
Um homem identificado como Jurandir Silva, morador do Sítio Laje da Onça em Sertânia, no Sertão do Estado, foi a primeira pessoa a morrer por afogamento nas águas do canal da Transposição do São Francisco. Ele mergulhava na tarde desse domingo (26) com os amigos.
Os relatos dão conta de que ele mergulhou e não voltou à superfície. Os banhos são proibidos nos canais e barragens nas áreas da transposição em todo o seu curso. Porém, apesar das campanhas informativas do Ministério da Integração, flagrantes indicam a presença de um grande número de pessoas mergulhando na área.
O risco existe porque não é incomum o nível da água subir rapidamente. Outro problema é a falta de fiscalização: a Federação, o Estado ou os municípios não fazem qualquer vista grossa sobre os moradores. Saiba mais na reportagem de Anchieta Santos:
Criança também foi vítima de afogamento no fim de semana
Já em Pesqueira, no Agreste, uma criança de 13 anos morreu após se afogar. O garoto brincava com amigos quando não conseguiu sair da água e se afogou. Ele foi levado ao Hospital Doutor Lídio Paraíba, onde os médicos tentaram a reanimação, mas já era tarde
Ne10