Publicada em 28/03/2017 às 17h23.
Desabastecimento em Jundiá será debatido em reunião com diretores de Saneamento de Alagoas
Na última segunda-feira (27), moradores impediram que o caminhão-pipa da Casal retirasse água da barragem para levar a Colônia Leopoldina.

Diretores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se reúnem, na quinta-feira (30), em Jundiá, com representantes do município e da sociedade civil organizada para debater o problema da escassez hídrica e encontrar soluções para o desabastecimento.


O encontro foi provocado pelo padre da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, José Fernando Jerônimo, que mobilizou a comunidade contra a retirada de água da barragem que abastece Jundiá para socorrer os municípios de Colônia Leopoldina e Novo Lino, por meio de caminhões-pipa da própria Companhia.


De acordo com o padre, a sangria teve início há cerca de 15 dias e só agravou o desabastecimento em Jundiá, cujo nível da barragem foi reduzido drasticamente. Na segunda-feira (27), moradores impediram que o caminhão-pipa da Casal retirasse água da barragem para levar a Colônia Leopoldina.


“O que resta (na barragem) não dá nem para atender a população de Jundiá”, disse o padre em entrevista.


“Essa retirada de nossa água vem ocorrendo há cerca de 15 dias; de dois a três caminhões-pipa por dia. Falei com o povo durante a missa para que fique alerta para esta situação inadmissível”, completou o pároco local, acrescentando que a barragem necessita urgentemente de uma limpeza para remoção de material orgânico.


Segundo a Casal, a principal causa para a deficiência no abastecimento é a queda do nível da barragem provocada pela escassez de chuvas. O município é um dos 77 que decretaram situação de emergência devido à seca em Alagoas.


A reunião acontece na Casa Paroquial, a partir das 10 horas. Participam do encontro o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão; o superintendente de Negócio do Interior, Eduardo Henrique, e o gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena.


“A reunião é fruto de demandas da prefeitura e da comunidade local. O objetivo é discutir melhorias para o abastecimento da cidade e também para a estrutura de esgotamento sanitário. A Casal pretende estabelecer parceria com a Prefeitura de Jundiá para viabilizar as melhorias”, informou a Companhia, por meio de sua assessoria de imprensa.


Ações


Outra causa apontada pela Casal para o desabastecimento em Jundiá são os desvios de nascentes para abastecimento de tanques destinados à piscicultura.


“Os carros-pipa que abasteciam em Jundiá prestam serviço à Casal no município de Colônia Leopoldina. Logo que a produção diminuiu, eles foram retirados de modo que não comprometesse ainda mais o abastecimento da população”, esclareceu a Casal.


“A Casal vem buscando a realização de ações que minimizem o desabastecimento. No entanto, deve-se ressaltar que a ausência de chuvas é o fator que mais impacta na situação atual”, enfatizou, em nota, a Companhia.

 

Gazeta Web

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI