Publicada em 21/04/2017 às 09h31.
Sistema usa som ambiente como senha para desbloquear aparelhos
O Sound-Proof reconhece coisas como música, conversas, pássaros etc.

Sound-Proof

 

A indústria está constantemente em busca de soluções que tornem produtos e serviços tecnológicos mais seguros, e uma alternativa que vem sendo explorada há anos é a autenticação em dois fatores, que faz com que qualquer tentativa de acesso dependa não apenas da senha, mas de um "segundo fator", que pode ser uma mensagem de texto ou um código presente em tokens.


 

Agora, um grupo formado dentro do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (conhecido como ETH Zürich) surgiu com uma alternativa dentro dessa alternativa: usar o som ambiente como segundo fator.


 

Como reporta o TechCrunch, eles abriram uma empresa chamada Futurae, que é dona de uma tecnologia capaz de criar conexões sonoras entre dois dispositivos para evitar fraudes.


 

Se o sistema estiver instalado no laptop e no celular, por exemplo, toda vez que o usuário quiser desbloquear o computador, o Sound-Proof (nome do produto) analisará os barulhos no entorno dos dois dispositivos; se constatar que são os mesmos, o desbloqueio é permitido.


 

O Sound-Proof reconhece coisas como música, conversas, pássaros etc. Caso o usuário esteja num lugar silencioso, o sistema emite ele próprio um som, inaudível para os humanos, que pode ser lido pelo outro dispositivo para promover o desbloqueio.


 

A Futurae recebeu recentemente um aporte equivalente a R$ 409 mil em uma competição, e planeja usar o dinheiro para desenvolver um modelo comercialmente viável do Sound-Proof — mas ainda não há um prazo para que isso aconteça.

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI