Publicada em 29/04/2017 às 09h05.
200 mil trabalhadores saíram em caminhada no Recife, diz CUT
A polícia Militar ainda não apresentou uma estimativa de pessoas presentes na manifestação.

Foto: Teresa MaiaDP


Saindo da Praça do Derby, por volta das 16h, representantes de várias categorias trabalhistas e sindicais organizaram passeata de protesto contra as Reformas da Previdência e trabalhista na tarde desta sexta-feira. A caminhada se encerrou na Avenida Dantas Barreto e, segundo dados da Central Única de Trabalhadores (CUT), reuniu 200 mil pessoas, a maior dos últimos 100 anos. A Polícia Militar não quis estimar o número de participantes. Mas os organizadores comemoraram o resultado da mobilização. Não havia ônibus ou metrô na cidade, mas os trabalhadores saíram às ruas do centro do Recife por mais de duas horas. Os sindicalistas dizem que o evento foi um recado para os aliados do governo Temer, que chegaram a dizer que os grevistas queriam apenas emendar o feriado do Dia do Trabalho. 

O movimento, que aconteceu por várias cidades do Brasil, foi pela causa do trabalhador, segundo o presidente da Força Sindical, Rinaldo Júnior. "Hoje a pauta é única: defesa do trabalhador, independente da bandeira sindical", disse. Para ele, o ato de hoje foi muito simbólico, pois marcou de forma bem característica os 100 anos da primeira Greve Geral. “É emocionante para essa geração que veio às ruas hoje, que realizou a maior greve dos últimos 100 anos, dizer para aqueles que padeceram, para aqueles que morreram lutando, que a luta não foi em vão. Não vamos admitir nenhum direito a menos”, acrescentou o presidente da CUT, Carlos Veras, no balanço final. O protesto encerrou após às 19h.

O evento uniu duas centrais sindicais que atuaram a favor e contra o impeachment de Dilma Rousseff no ano passado, respectivamente a Força Sindical e a CUT. Mais de 200 sindicatos aderiram à passeata. Na Avenida Conde da Boa Vista, por mais de uma hora, as duas faixas foram tomadas por manifestantes que usavam diversas cores. Amarelo, vermelho e preto predominaram. Gritos de guerra foram entoados contra Temer.


Adilson Soares de Lima, 31 anos, vestia terno e batia numa panela de pressão ao longo da passeata. Fazia uma alusão aos protestos realizados em 2016 que culminaram com a saída de Dilma do cargo. Adilson usava um boné da CUT. "Para a saída de Dilma, muita gente bateu panelas. Agora, não aparece ninguém para bater panelas". O funcionário público José Oliveira, 54 anos, segurava a bandeira brasileira. “Nós amamos o Brasil e vamos lutar pelo nosso país”, disse. 


Os grevistas também entoaram o Hino Nacional. Na linha de frente, eles seguravam cartazes com fotos e nomes dos 16 deputados federais de Pernambuco que votaram a favor da reforma trabalhista, enviada ao Congresso com urgência e aprovada por 226 a 125 votos. O governador Paulo Câmara (PSB) também sofreu críticas. O PSB nacional orientou pela votação contra a reforma trabalhista, que foi votada na Câmara na última quarta-feira, mas três deputados federais de Pernambuco e filiados à sigla socialista votaram a favor - João Fernando Coutinho, Marinaldo Rosendo e Fernando Filho. Este último é ministro de Minas e Energia, mas pediu exoneração do cargo apenas para votar a favor da reforma trabalhista na quarta-feira passada. 

Na Avenida Guararapes, uma agência do Banco do Brasil foi alvo de depredação. A manifestação, porém, seguiu de maneira pacífica, sem relatos de confrontos com policiais ou militantes até o momento.

Além do ato no centro do Recife, o dia de greve geral contou com várias categorias paralisadas e manifestações em diferentes pontos da região metropolitana. Os trabalhadores interditaram as vias de acesso ao aeroporto, na zona sul da capital, além de bloqueios em vários pontos da BR-101, BR-232, BR-104 e BR-428 em todo o estado.


Diairo de Pernambuco
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI