Publicada em 29/04/2017 às 09h27.
Cirurgião que fará transplante de cabeça promete transplantar cérebros até 2020
O primeiro transplante de cabeça do mundo, que deverá ser realizado nos próximos 10 meses.

(Foto: Fotogloria / LUZ Photo)

 

Numa entrevista publicada ontem pela revista alemã Ooom, o cirurgião italiano Sergio Canavero deu mais detalhes sobre o primeiro transplante de cabeça do mundo, que deverá ser realizado nos próximos 10 meses. No entanto, Canavero também aproveitou para falar sobre seus planos para o futuro, que incluem uma iniciativa ainda mais arriscada: transplantes de cérebro.


 

"Estamos atualmente planejando o primeiro transplante de cérebro do mundo, e eu considero realístico dizer que estaremos prontos em três anos no máximo", disse o cirurgião. Não se trata, segundo ele, de um próximo passo na evolução da cirurgia, mas de um desenvolvimento separado. "O processo já está encaminhado, nós estamos trabalhando nele em paralelo [ao transplante de cabeça]."

 

O procedimento, segundo Canavero, envolveria "transportar o seu cérebro para um crânio totalmente diferente". Em outras palavras, o cérebro (e presumivelmente a consciência e a personalidade) do paciente seria transportado para um corpo "inteiramente novo". O cirurgião reconhece que o processo pode ser traumático: "Isso cria uma situação nova que certamente não será fácil".


 

 

 

Por outro lado, o cirurgião diz que o transplante tem "muitas vantagens": "Primeiro, não há quase nenhuma reação imunológica, o que significa que o problema da rejeição não existe". Num transplante de cabeça, os nervos, tendões, músculos e veias podem causar grandes problemas caso o novo corpo os rejeite, mas, com o cérebro, isso não acontece. "O cérebro é, de certa forma, um órgão neutro", diz.


 

Transcendendo a morte

 

De certa forma, segundo Canavero, os transplantes de cérebro poderiam possibilitar que os humanos vivam para sempre. Durante a entrevista, ele fala sobre a empresa estadunidense Alcor, que congela corpos e cérebros humanos para que eles possam ser "revividos" no futuro. A ideia é que os "clientes" da empresa possam ser acordados em 100 ou 200 anos, quando a tecnologia para isso existir.


 

Mas o cirurgião italiano diz ter "boas notícias" para eles: assim que o primeiro transplante de cabeça for realizado com sucesso, ele e sua equipe começarão a tentar reviver os primeiros cérebros dos clientes da Alcor. Isso deve acontecer "no máximo em 2018", segundo ele. O teste, mesmo que não dê certo, permitirá "descobrir se congelar cérebros [para reviver depois] faz sentido ou se toda essa abordagem pode ser esquecida".


 

Ainda sobre o transplante de cabeça, Canavero considera que o procedimento, se funcionar, dará à humanidade um novo entendimento sobre a morte. "Nessa fase [quando a cabeça está separada do corpo], não há nenhuma atividade de vida - nem no cérebro, nem no resto do corpo. O paciente está morto, clinicamente morto. Se nós trouxermos essa pessoa de volta à vida, receberemos o primeiro relato real do que acontece após a morte", comenta.


 

O sentido da vida

 

Com esse relato, o médico acredita que "as religiões serão exterminadas para sempre": "Elas não serão mais necessárias, pois os humanos não precisarão mais ter medo da morte". O paciente que sobreviver à operação poderá contar se manteve sua consciência, ou se não sentiu nada durante seu período de "morte".


 

Nesse segundo caso, Canavero acredita que ficaria provado que o cérebro é que cria a consciência. "Então, começaremos a nos perguntar pelo sentido da vida: eu nasço, eu vivo, eu morro e em algum momento eu envelheço e adoeço. Qual é o propósito da minha vida?" Embora trate-se de uma perspectiva bem deprimente, o cirurgião se mostra mais otimista: "Eu sou pela vida, eu acredito na vida".

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI