Publicada em 17/05/2017 às 08h12.
Foi descoberto um planeta enorme composto de 'isopor'
Densidade deste planeta quase equivale à do poliestireno e por isso sua atmosfera tem um tamanho que bate recorde.

 

 

© DR

 

Os astrônomos descobriram um planeta insólito na constelação Sextans que consiste de uma matéria que equivale em leveza ao isopor.


Em um artigo publicado na revista Astronomical Journal se lê que este planeta "literalmente inchou", o peso dele é cinco vezes menor do que o do Júpiter, mas ele é 40% maior em dimensões.


A densidade deste planeta quase equivale à do poliestireno e por isso sua atmosfera tem um tamanho que bate recordes. Isto o torna em um polígono ideal para testar os nossos métodos de estudo de exoplanetas, informa Joshua Pepper da Universidade do Condado de Lehigh da cidade de Bethlehem nos EUA.


Pepper e seus colegas também descobriram em 2016 um planeta semelhante, o KELT-11b, usando dois telescópios – nos EUA e África do Sul. A densidade das camadas exteriores do KELT-11b é de 0,09 gramas por centímetro cúbico, o que é pouco mais que a densidade do isopor (0,05 gramas por centímetro cúbico).


A radiação da estrela HD 93396, a mais próxima do planeta em questão, provoca o aquecimento da atmosfera dele. A temperatura da sua atmosfera é por volta de 1.400° K, o que o fez expandir até um tamanho tão grande. Com Sputnik News Brasil.


Notícias ao Minuto 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI