Publicada em 28/05/2017 às 14h02.
Presidente da COMPESA desmente boatos de abertura de comportas na barragem de Serro Azul
Informação falsa circula pelas redes sociais, aumentando a onda de tensão da população da Mata Sul.

(Imagem: Reprodução da Internet/ Google)

 

 

O presidente da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento) desmentiu, na tarde deste domingo (28/05), a onda de boatos de que duas comportas da barragem de Serro Azul teriam sido abertas e, agora, os técnicos do local estariam com dificuldades para fechá-las novamente. A entrevista foi concedida com exclusividade à Nova Quilombo FM e ao Portal Nova Mais.


Em conversa por telefone, Roberto Tavares informou que nenhuma das comportas da Barragem de Serro Azul foram liberadas e que o paredão de contenção tem suportado, de forma satisfatória, os 23 milhões de m³ (vinte e três milhões de metros cúbicos) de volume aquoso. Ele alertou, portanto, para os riscos à tensão pública que essa série de notícias falsas podem trazer nesse momento de crise:


- “Essas informações de abertura das comportas é falsa. Não existe a menor possibilidade de haver enchente provocada por estouro da barragem de Serro Azul. A barragem está suportando bem a capacidade de aumento do volume para 23 milhões de m³, apesar da subida rápida”, disse.


Ainda de acordo com o presidente da COMPESA, a causa de o rio Una estar acima do normal não é das águas do próprio leito, mas a consequência do aumento de volume nos rios Piranji e Panelas, que desaguam no rio que banha Palmares e outros município da Mata Sul:


- “O fato de as águas do rio Una estarem com o nível tão elevado diz respeito ao aumento da vazão nos rios Piranji e Panelas. O Piranji, por exemplo, atingiu seu pico de elevação às 08h da manhã, como verificado em São Benedito do Sul, mas agora já dá sinais de regressão. Com isso, ainda será possível ver um aumento do volume do Una, mas a tendência é que o nível agora só tenda a baixar”, explicou.

 


De acordo com o último relatório meteorológico da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a tendência é de chuva moderada nas próximas 24h. A Defesa Civil dos municípios da Mata Sul continuam os trabalhos de retirada da população em áreas de riscos de inundação e deslizamentos de terra.

 

(Barragem de Serro Azul. Imagem: Reprodução da internet/ Google)

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI