Publicada em 26/06/2017 às 16h51.
FHC pede que Temer renuncie e defende novas eleições
Em coluna, Intitulada de “Apelo ao bom senso”, o ex-presidente pede que o atual “medite sobre a oportunidade de um gesto dessa grandeza”.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

FHC compara o governo de Temer ao de Itamar Franco

Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Nas primeiras horas desta segunda-feira (26), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreveu, em coluna no jornal Folha de São Paulo sobre o contexto político e econômico do Brasil. Apesar disso, o seu foco foi o pedido de renúncia de Michel Temer e defende que hajam novas eleições para um mandato de cinco anos. Intitulada de “Apelo ao bom senso”, a coluna inicia com o traçado do panorama nacional e a necessidade de resolver as questões “respeitando dois pontos fundamentais: a Constituição e o bem-estar do povo”. Além disso, cita o número alarmante de desempregados (14 milhões) e também explana a falta de confiança dos brasileiros no Estado, mas frisa que os fatos ocorridos não podem ser apagados e nem devem, pois os responsáveis devem ser punidos. 


FHC compara o governo de Temer ao de Itamar Franco – entre os anos de 1992 e 1994 – cujo tempo de governabilidade foi curto para resolver grandes questões. Ele aponta que “num caso, o desafio central era a inflação; agora é a retomada do crescimento, que necessita das reformas congressuais”.


Apesar disso, ele deixa clara a descrença do brasileiro em relação ao governo atual. “[...] o apoio da sociedade e o consentimento popular ao governo se diluem em função das questões morais justa ou injustamente levantadas nas investigações e difundidas pela mídia convencional e social”. 


O ex-presidente aponta não existir “um ‘lado de lá’ pronto para assumir o governo federal, com um programa apoiado por grupos de poder na sociedade”. Diante disso, ele descreve o trajeto de, pelo menos, seis meses até que Temer saia do poder em pedido do procurador-geral da República por suspensão do mandato. Em meio a esse cenário ele diz que “Neste quadro, o presidente Michel Temer tem a responsabilidade e talvez a possibilidade de oferecer ao país um caminho mais venturoso, antes que o atual centro político esteja exaurido, deixando as forças que apoiam as reformas esmagadas entre dois extremos, à esquerda e à direita”.


Diante do cenário, ele defende incluir na proposta de reforma política a mudança de tempo de mandato para cinco anos. Além disso, nestas circunstâncias, novas eleições. “Se o ímpeto de reforma política for grande, por que não envolver nela uma alteração do mandato presidencial para cinco anos sem reeleição? E, talvez, discutir a oportunidade de antecipar também as eleições congressuais. Assim se poderia criar um novo clima político no país”.


Em meio a esse panorama, FHC faz um pedido ao presidente Michel Temer. “Apelo, portanto, ao presidente para que medite sobre a oportunidade de um gesto dessa grandeza, com o qual ganhará a anuência da sociedade para conduzir a reforma política e presidir as novas eleições”. Ele afirma que isso reconheceria o ato como uma “proposta política de trégua nacional”.

 

 

Leia Já

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI