Publicada em 14/07/2017 às 09h42.
WhatsApp falha em proteger dados de seus usuários, aponta relatório
O relatório analisa como a empresa lida com as informações de sua base de usuários, levando em conta alguns critérios pré-definidos.

(Foto: reprodução/Windows Central)

 

O WhatsApp é um dos aplicativos favoritos do brasileiro e é um dos serviços mais usados no mundo atualmente, mas a empresa não está livre de críticas. Segundo relatório da EFF (Electronic Frontier Foundation), a subsidiária do Facebook tem alguns problemas sérios em relação à transparência com que trata os dados de seus usuários.


 

O relatório analisa como a empresa lida com as informações de sua base de usuários, levando em conta alguns critérios pré-definidos. O levantamento é anual e tem como base as principais companhias de tecnologia e seu comportamento nos Estados Unidos, sendo que muitos deles acabam se refletindo em todo o mundo.


 

Esses cinco critérios são listados abaixo, com negrito nos itens que podem afetar usuários do mundo inteiro, e não apenas os americanos:


 

  1. Seguir padrões de boas práticas da indústria;

  2. Avisar usuários sobre solicitações governamentais de dados;

  3. Prometer não vender dados de usuários em seus termos de serviço;

  4. Disputar na Justiça ordens de “mordaça” sobre vigilância governamental;

  5. A posição da empresa sobre uma solicitação de reforma em um programa governamental dos EUA que permite à NSA coletar dados de e-mails e comunicações digitais de estrangeiros fora do país.

 

O WhatsApp, no entanto, falhou na maioria dos critérios observados pela EFF. O aplicativo de mensagens mais popular do planeta cumpriu apenas os critérios número 1 e 5, falhando em um dos mais controversos, que é a possibilidade de vender os dados de seus usuários.


 

As empresas com melhor avaliação no relatório, entre aquelas que têm alguma atuação nacional, são Adobe, Dropbox, Pinterest, Uber e Wordpress, todas com cinco estrelas. Com quatro estrelas surgem os gigantes Apple, Facebook, Google e Microsoft, com outros serviços menores como Slack e Yahoo completando a família.

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI