Publicada em 17/07/2017 às 09h38.
Google Play tem pelo menos 8 apps infectados com vírus
Estimativa é que mais de 120 mil internautas pelo mundo ficaram vulneráveis das ameaças digitais.

Vírus permite que hackers acessem informações do usuário de maneira silenciosa

Wikimedia Commons

 

O Google Play disponibilizou para os donos de dispositivos Android pelo menos oito aplicativos infectados com vírus, segundo a empresa de segurança digital PSafe. Conforme os especialistas, o malware permanece dormente até o celular ser reiniciado. A estimativa é que mais de 120 mil internautas pelo mundo ficaram vulneráveis das ameaças digitais.A empresa identificou que os apps Call Recorder, HDR Wallpapers, Girls HD, Girls Collection, Wallpapers HD+, SmartRingtones Lite, Light Booster Cleaner e QR Reader & Generator escondiam o vírus. Uma vez instalado no smartphone, o malware se manifesta de forma silenciosa após o usuário reiniciar o celular.


"Esse comportamento de aguardar ações específicas do celular é comumente utilizado por malwares para evitar sua identificação por ferramentas de segurança", explicou o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni.


Após encontrar uma rede Wi-Fi, o malware verifica se ainda precisa de mais permissões do usuário e se conecta a um servidor externo para receber comandos. Ele passa, então, a enviar informações do celular, como o modelo do aparelho e a operadora de telefonia.


Depois desse processo, o hacker está apto a roubar histórico de chamadas e mensagens SMS recebidas e enviadas, efetuar ligações, instalar novos aplicativos, além de ter acesso a comandos específicos para roubar fotos do usuário.


"Mesmo as lojas oficiais de aplicativos não estão 100% imunes à ação de hackers, podendo ser alvo de ataques. Por isso, é fundamental que o usuário esteja sempre atento às permissões de acesso que concede", explica o especialista da PSafe.


Segundo ele, é preciso comparar o serviço a ser oferecido pelo app com as permissões solicitadas. Em caso de dúvidas, é recomendável não as aceitar. "Além disso, é muito importante que o usuário tenha um antivírus instalado em seu smartphone, para que o app malicioso seja identificado no momento da tentativa de download", completa.

 

 

 

Leia Já

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI