Publicada em 26/07/2017 às 07h40.
Após mais de 24 horas, professores desocupam Prefeitura do Recife
Trabalhadores entraram no prédio por volta das 13h da segunda (24), passaram a noite às escuras e saíram após reunião com a gestão.

Foto: Anderson Stevens/Folha PE

 

Após mais de 24 horas, professores que ocupavam o nono andar do edifício sede da Prefeitura do Recife deixaram o local nesta terça-feira (25). Os trabalhadores entraram no prédio por volta das 13h da segunda (24), passaram a noite às escuras, sem acesso à água e banheiro, e começaram a sair às 16h20, após negociação com representantes do governo. Manifestantes que bloqueavam desde esta manhã o Cais do Apolo, avenida que passa em frente à Prefeitura, liberaram a pista às 17h.

No início desta tarde, membros do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere) foram recebidos pelo secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, e o chefe de gabinete do prefeito Geraldo Julio, Marconi Muzzio, e ficou acordada a realização de três encontros.

Após essa reunião, os professores desocuparam o prédio, embora a Prefeitura já tivesse obtido decisão judicial emitida pela 4ª Vara da Fazenda Pública garantindo a reintegração de posse. A categoria queria uma reunião com o prefeito para pedir o cumprimento do piso salarial e cobrar melhores condições de trabalho nas escolas. Mesmo assim, na saída do prédio, a presidente do Simpere, Simone Fontana, comemorou o resultado do protesto.

"Essa resistência da gente é responsável pela vitória da ocupação. Não é uma vitória que se reflete em índice de reajuste, que se resume num dinheiro a mais, mas uma vitória da luta dessa categoria. É uma demonstração que a solidariedade entre os trabalhadores é fundamental", disse.

O Simpere e a Prefeitura anunciaram os próximos passos da negociação. Na quinta (27), às 10h, as partes vão discutir exclusivamente o reajuste no valor do tíquete-refeição. Esse encontro já estava agendado. Uma nova reunião ocorrerá na sexta (28), às 10h, com Sileno Guedes, Marconi Muzzio e o secretário-executivo de Administração e Gestão de Pessoas, Carlos Muniz.

Segundo a Prefeitura, na ocasião, serão apresentados dados da situação financeira do município – a mesma apresentação feita ao Fórum dos Servidores Municipais na mesa geral da última quinta (20), da qual o Simpere se retirou antes do término da exposição.
  
E a mesa setorial de educação, que seria realizada nesta terça mas não ocorreu por conta do movimento do sindicato, ficou marcada para a próxima segunda-feira (31), também às 10h, com a presença de Sileno Guedes, Marconi Muzzio e do secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, onde serão aprofundados os temas da campanha salarial de 2016.

"Nossa queixa é que, desde o começo do ano, essa mesa setorial não avança em nada, e nós dissemos que não aguentamos mais esse puxa e encolhe. Vamos apresentar uma pauta com as principais angústias que temos vividos no dia a dia das escolas. Essa pauta será submetida ao conjunto dos professores ainda hoje", comentou (Veja o vídeo abaixo). 

Em nota, a Prefeitura disse que "sempre esteve aberta ao diálogo com todas as categorias de servidores municipais, e a negociação durante o movimento do Simpere foi exemplo disso, esgotando todas as possibilidades de solução negociada e consensual". A gestão informou ainda que este ano já foram realizadas quatro reuniões da mesa geral de negociação salarial e mais de 40 reuniões das mesas setoriais, quando as representações dos servidores podem tratar de pautas e demandas específicas de cada categoria.



Interdição
Pela manhã, trabalhadores da rede municipal de ensino interditaram o Cais do Apolo, nos dois sentidos, em apoio à ocupação. O bloqueio começou por volta das 10h, com dezenas de pessoas segurando faixas e sentadas na pista. A Ponte do Limoeiro também foi fechada. Apenas carros autorizados podiam passar.

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), após a desocupação do prédio, os manifestantes liberaram primeiro a faixa no sentido Olinda, por volta das 16h50. Dez minutos depois, a faixa no sentido Zona Sul do Recife também foi aberta.

 

Foto: Anderson Stevens/Folha PE

 

Foto: Anderson Stevens/Folha PE

 

Foto: Anderson Stevens/Folha PE

 

Foto: Anderson Stevens/Folha PE

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI