Publicada em 26/07/2017 às 15h03.
App criado por estudante pode ajudar jovens com depressão
Ferramenta tem como público-alvo jovens de 15 a 18 anos e está disponível completamente em português.

Serviço pode ser acessado de qualquer navegador web

Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

 

Com objetivo de utilizar a tecnologia para apoiar adolescentes com depressão de uma forma mais interativa, o aluno Oberdan Alves, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), desenvolveu o chatbot Beck. A ferramenta tem como público-alvo jovens de 15 a 18 anos e está disponível completamente em português.


Inspirado em um jogo da Inglaterra que auxilia profissionais da área de saúde mental no tratamento de jovens com ansiedade e baixo nível de humor, Oberdan decidiu desenvolver a Beck, um chatbot feminino. A ferramenta foi tema de sua dissertação de mestrado, defendida em julho deste ano.


Para começar a conversar com o robô, o usuário só precisa realizar um rápido cadastro. O serviço pode ser acessado de qualquer navegador web, mas é recomendado o uso no Google Chrome, onde a comunicação através de voz também está disponível.


Um cuidado no desenvolvimento da ferramenta foi o uso de uma linguagem adequada ao público-alvo, para promover maior interatividade e eficácia à conversa. "O principal objetivo dos diálogos elaborados para Beck é mostrar para o adolescente que os pensamentos que eles têm podem afetar as suas emoções e os seus comportamentos”, explicou o desenvolvedor.


Como o chatbot foi desenvolvido em seu mestrado, Oberdan comenta que não foi possível desenvolver uma base mais robusta de diálogos, pois o tempo de trabalho é limitado. "No entanto, os diálogos implementados em Beck já são bastante interessantes para os adolescentes e, com certeza, eles poderão aprender muitas coisas úteis para a vida", comenta o estudante.

 

 

Leia Já

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • Ana Paula ToméSet 2017
    Estou mim tratando de uma depressão desde o ano de 2013. Estou com um excelente Psiquiatra. E já estou com a quarta Psicóloga.
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI