Publicada em 02/02/2016 às 16h13.
MPPE investiga vice-prefeita de Belém de Maria na operação 'Pulverização'
Documentos que podem incriminar mais pessoas são analisados, diz MP.

A vice-prefeita de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco, está entre os investigados da Operação Pulverização, informou nesta terça-feira (2) o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na quinta-feira (28), cinco vereadores e um funcionário da prefeitura foram presos. Eles são suspeitos de desviar mais de R$ 9 milhões da prefeitura. O prefeito do município ainda está foragido.


Por telefone, o G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belém de Maria, mas as ligações não foram atendidas.


As investigações tentam localizar e capturar os foragidos. Documentos que podem incriminar mais pessoas são analisados, segundo o MPPE. "Há centenas de documentos que ainda estão em fase de averiguação. Trata-se de um esquema forte de corrupção, em uma cidade que sofre com pouca infraestrutura”, disse o procurador de Justiça e coordenador do Gaeco, Ricardo Lapenda, por meio da assessoria de imprensa.

Repercussão dos moradores


A prisão de cinco vereadores repercutiu entre os moradores do município. O comerciante Silva Bezerra, 60 anos, afirma que por consequência dos desvios de dinheiro do munícipio, as vendas do estabelecimento dele diminuíram. "Os funcionários compraram, não receberam, aí não me pagaram. Se eu pagasse aluguel, seria pior. Aqui é próprio".


Foram expedidos 13 mandados de prisão na operação Pulverização, segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Destes, seis foram cumpridos. Cinco dos nove parlamentares do município da Mata Sul pernambucana foram levados para o Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, e outros três estão foragidos.


O desempregado Luís Gonçalves da Silva, de 40 anos, lamenta a situação do município onde nasceu. "Meu sentimento é que ele [o prefeito] deveria estar preso faz tempo. Uma coisa que nunca aconteceu em Belém. Os comércios estão todos fechados, o povo não tem dinheiro".


Ao chegar na cidade e ficar sabendo das prisões, o agricultor José Gomes, de 45 anos, comentou. "Eu acho errado porque a gente trabalha com a honestidade, né? O pessoal tem que procurar ajeitar mais, nossa cidadezinha é tão boa de morar. O pessoal tem vezes que quer fazer as coisas acima do que pode, e termina acontecendo isso".

Salários suspensos

Os salários dos cinco vereadores presos em Belém de Maria serão suspensos e suplentes devem ser convocados para ocupar os cargos. A informação é do assessor jurídico do legislativo no município, Golberyr Lopes. "O regimento [interno] não fala sobre isso, mas inicialmente vamos suspender para a Câmara poder pagar os que estão assumindo. Como na Câmara o duodécimo é muito pequeno, não dá para pagar todo mundo", disse ao G1.

 

O assessor jurídico da Câmara informou também que a vice-presidente já assumiu as atividades na Casa. "Nos reunimos com a vice-presidência da Câmara, que vai a partir de agora, com a prisão vereadores - inclusive do presidente - assumir a presidência e convocar os vereadores suplentes para assumir as cadeiras daqueles que estão momentaneamente impedidos de continuar o seu mandato. A próxima reunião está marcada para o dia 3 de feveiro, próxima quarta-feira. Até lá deve estar tudo regularizado".
 


FONTE: G1 Caruaru.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI