Publicada em 22/08/2017 às 07h13.
Terra ficou 2 anos na escuridão após extinção dos dinossauros
Mais de três quartos das espécies que viviam na Terra, incluindo todas as de dinossauros não voadores, desapareceram com a queda de um asteroide.

© Reprodução / YouTube

 

Incêndios causados pela queda de um asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos e extinguiu os dinossauros deixou o planeta na escuridão por dois anos. As informações são resultado de um estudo divulgado nesta segunda-feira (21) liderado pelo Centro Nacional de Pesquisa do Clima dos Estados Unidos, com apoio da Nasa e da Universidade do Colorado.


A pesquisa analisou as drásticas mudanças no clima da terra após o impacto do meteoro e revelou que o choque provocou grandes chamas. Estas, teriam deixado "enormes quantidades de cinzas", que escureceram a luz do Sol durante "quase dois anos". Como publicado pelo site UOL, a fotossíntese foi interrompida por um ano e meio, e o planeta sofreu um resfriamento, que teria contribuído para a extinção dos dinossauros.


Os especialistas criaram um panorama detalhado de como teria ficado a Terra. As informações auxiliam paleobiólogos a entender melhor por que algumas espécies morreram e outras não, por exemplo.


Como cita a publicação, mais de três quartos das espécies que viviam na Terra, incluindo todas as de dinossauros não voadores, desapareceram na transição do período Cretáceo para o Paleógeno. Segundo evidências, a grande extinção aconteceu quando um grande meteoro caiu no que hoje é a península de Yucatán.


A colisão teria desencadeado terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas, e a força do impacto teria lançado rochas vaporizadas para além da superfície terrestre. Ao voltarem para a Terra, essas partículas teriam se aquecido pela fricção e provocado incêndios na superfície terrestre.


A perda da luz solar provocou uma grande queda nas temperaturas médias, com uma queda de 29 graus Celsius na Terra e 11 nos oceanos. A temperatura da estratosfera também aumentou, pois a cinza em suspensão absorvia a luz direta do Sol, causando a destruição da camada de ozônio. Ao se dissiparem as cinzas, altas doses de luz ultravioleta chegaram à superfície terrestre.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI