Publicada em 18/09/2017 às 22h52.
Ministros do Governo Federal participam de evento sobre combate às drogas em Palmares
O evento, que reuniu setores da Sociedade Civil, Polícia Militar e prefeito da região, discutiu estratégias de enfrentamento ao tráfico.

(Ministro Raul Jungmann compondo a mesa de honra. Imagem: Márcio Róger/ Portal Nova Mais)

 

 

A prefeitura de Palmares, na Mata Sul do estado, realizou, na noite de segunda-feira (18/09), um evento para discutir estratégias de enfrentamento à violência pelo combate ao consumo e comércio de drogas no Brasil. A solenidade, ocorrida nas dependências do Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins, no centro da cidade, contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e do secretário nacional de políticas sobre drogas, Humberto Viana.


Centenas de pessoas reuniram-se no hall da escola para ouvir a palestra, ministrada por Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social, sobre o tema “O consumo de drogas e seus reflexos na coletividade”. A uma plateia atenta, ele apresentou dados atualizados do mapa das drogas no Brasil e dos gargalos, não apenas econômicos, mas sociais e culturais, que dificultam um enfrentamento mais proativo dessa situação.

 

(Ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social. Imagem: Márcio Róger/ Portal Nova Mais)



Segundo o ministro, há um equívoco na ideia do enfrentamento da criminalidade pela via da regulamentação do consumo de drogas consideradas ilícitas. Para ele, legalizar os entorpecentes é o mesmo que incentivar o consumo, sendo o enfrentamento pela repressão o caminho mais viável no momento:


- “No Brasil há 30 milhões de usuários de álcool e tabaco e 7 milhões de usuários de drogas. O número é consideravelmente menor que o de usuários de drogas porque são ilícitas. Mas o caminho não passa pela legalização das drogas, e sim por um enfrentamento mais rígido, com políticas duras e eficientes”, esclareceu.


EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

 

(Imagem: Márcio Róger/ Portal Nova Mais)



Ele também apresentou números da violência em países que decidiram pela legalização das drogas, como o Uruguai. Segundo ele, houve um aumento da criminalidade nessa nação desde que o governo decidiu pela legalização do consumo de alguns entorpecentes. Ainda de acordo com suas palavras, o caminho da liberação pela lei só atrairá mais jovens para o universo dos consumidores:


- “50 % do cigarro (droga lícita) consumido no Brasil é oriundo do Paraguai. São quadrilhas gigantescas que movimentam até mais dinheiro que o tráfico de cocaína. O que irá acontecer é que, com a liberação, muito mais pessoas que nunca tiveram contato com a droga irão ser recrutados como vendedores e o número de doentes só irá aumentar.”, explicou.


A solenidade contou com a presença de entidades da sociedade civil, Polícia Militar  e diversos políticos da região. Ao lado do prefeito de Palmares, Altair Jr, compareceram Marivaldo Andrade, prefeito de Jaqueira, e Marcos Moura, de Maraial. O presidente da Câmara de Vereadores de Palmares, Saulo Acioly, também se fez presente e compôs a mesa de honra ao lado dos ex-prefeitos do município Beto da Usina e Enoelino Magalhães. O deputado Clodoaldo Magalhães também assistiu à solenidade.

 

(Imagem: Márcio Róger/ Portal Nova Mais)


 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI