Publicada em 19/09/2017 às 08h11.
Música alegre estimula a criatividade, aponta estudo
Os estudiosos sugerem que as canções mais alegres funcionam por serem mais estimulantes e, por isso, despertam o cérebro.

(Reprodução do site Curiosamente)

 

Boa notícia para quem quer desenvolver a criatividade. Um estudo feito na Universidade Radboud, na Holanda, em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, revelou que músicas animadas, alegres e “alto astral” podem aguçar a criatividade humana. A pesquisa foi feita com 155 voluntários que se dividiram em cinco grupos, dos quais quatro realizaram um teste cognitivo ao som de vários tipos de canções e o outro grupo resolvia a prova em silêncio. Os testes aplicados avaliavam dois tipos de pensamentos: o divergente, que descreve o processo de criação de novas ideias, e o convergente, que identifica as melhores soluções para um problema.


O resultado mostrou que as respostas de quem estavam ouvindo músicas alegres eram mais criativas que as demais. “Nós também testamos outros trechos musicais que eram tristes, ansiosos e tranquilos e não percebemos esse efeito. Parece que o tipo de música presente é importante, e não apenas qualquer música”, disse Sam Ferguson, vinculada à Universidade de Sidney, durante entrevista à revista New Scientist. A música “feliz” utilizada na pesquisa foi Spring, de Antonio Vivaldi, e se mostrou eficaz para impulsionar o pensamento divergente. Nenhum tipo de canção desenvolveu o pensamento divergente, revelando que, nesse caso, é melhor resolver problemas em silêncio.


Os estudiosos sugerem que as canções mais alegres funcionam por serem mais estimulantes e, por isso, despertam o cérebro. Eles acham que esse tipo de música pode não ter desenvolvido o pensamento convergente porque este se fundamenta mais na lógica e menos na excitação.

 

(Reprodução do You Tube)

 

Curiosamente

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI