Publicada em 12/10/2017 às 06h52.
Saiba como o Shazam identifica uma música em 10 segundos
O Shazam cria uma espécie de impressão digital em um gráfico em 3D.

© Divulgação

 

Para identidficar uma música que gostamos, seja no rádio, festa, o que for, basta apontar o celular para a fonte do som e em menos de 10 segundos você já consegue nome, artista, letra e vários outros dados. Mas, afinal, como o Shazam consegue fazer esse reconhecimento tão rápido?


De acordo com o site Mega Curioso, para que isso aconteça, o aplicativo precisa ter um banco de dados realmente potente, sendo atualizado diariamente com músicas de várias regiões do planeta. Para cada canção, o Shazam cria uma espécie de impressão digital em um gráfico em 3D. Essa imagem é chamada de espectograma é a peça-chave para o reconhecimento musical.


A frequência musical varia mesmo dentro da mesma canção. O aplicativo, ao registrar a informação inicial, procura o ponto mais alto dessa frequência, para dali criar uma partida para o resto do gráfico, que é formado através do tempo da música.


Quando um usuário aponta o aplicativo para uma música que ele quer descobrir mais informações, o programa cria esse mesmo gráfico em 3D a partir dessa gravação de 10 segundos, varre o banco de dados atrás de músicas que coincidam exatamente com os mesmos pontos e encontra-se a canção.


 

Caso a música não esteja incluída no banco de dados ou a fonte de gravação estiver com muitos ruídos, ela não é identificada pelo Shazam, sendo bastante chato para quem procurou e não conseguiu. Porém, isso tem diminuído cada vez mais.

 

 

Notícias ao Minuto

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Região: Últimas notícias
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia