Publicada em 17/10/2017 às 08h10.
Há 13 anos, Messi fazia seu primeiro jogo oficial pelo Barcelona. E o mundo nunca mais seria o mesmo
A ligação do jogador com o Barça é realmente umbilical.

Foto:  Reprodução Barcelona TV.Foto: Reprodução Barcelona TV


Há 13 anos nascia uma lenda. Já com 17 anos e 22 dias e 1,70m de altura. Lionel Messi, que já arrepiava em La Masia, o centro de treinamento onde são formados os jogadores do Barcelona, entrava em campo pela primeira vez com a camisa azul-grená em uma partida oficial. E justamente no dérbi catalão, diante do Espanyol. O primeiro gol viria um pouco mais tarde, contra o Albacete e com um passe magistral de Ronaldinho Gaúcho, então o ‘Messi’ do Barça naqueles anos.


A ligação do jogador com o Barça é realmente umbilical. Depois de começar nas categorias infantis do Newel’s Old Boys, foi detctada uma produção hormonal insuficiente, que não permitia que o garoto crescesse como uma criança normal. Aos 13 anos media apenas 1,40m e as injeções que prcisava tomar eram custeadas por uma fundação em que seu pai trabalhava e custava US$ 900 por mês.


A crise econômica que assolava a Argentina na época fez a empresa suspender o tratamento em Messi. O Newel’s também não tinha como pagar e, depois de oferecer o garoto ao River Plate sem sucesso, o pai, Jorge, resolveu tentar a sorte na Espanha, onde uma prima da mãe do futuro craque morava. Mais precisamente na cidade de Lérida. Messi fez o teste no Barcelona, que bancou seu tratamento. Ao mesmo tempo em que crescia – em estatura – seu futebol assombrava. Saía-se bem enfrentando meninos dois anos mais velhos.


Além disso, cresceu 30 centímetros em 30 meses, atingindo a altura que ficaria como adulto. No último ano em que jogou na base já chamava a atenção dos colegas mais velhos do estrelado elenco do Barcelona, principalmente do já citado Ronaldinho, que se referia a ele como irmão mais novo. Finalmente, em 2004, a estreia num jogo oficial substituindo o luso-brasileiro Deco.


De lá para cá foram 522 gols, cinco prêmios de melhor do mundo e quatro Ligas dos Campeões, só para ficar nos maiores prêmios. Este ano, foi escolhido pela revista britânica Four Four Two o segundo melhor jogador da história, deixando em terceiro lugar ninguém menos que Pelé, só ficando abaixo de seu compatriota Diego Maradona.


O Barcelona fez uma bela homenagem ao seu maior joador com um vídeo compilando alguns grandes momentos do jogador nas divisões de base com o texto: “Todo mundo sabe o que ele fez desde então. Mas nem todo mundo sabe como começou sua história.”


 Hoy hace 12 años del debut oficial de Leo con el Barça. Fue en la Liga contra el Espanyol

Blog do Torcedor

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI