Publicada em 20/10/2017 às 11h51.
PE registra aumento nos casos de sífilis congênita em 2017
Sífilis congênita é quando a doença é repassada de mãe para filho. Mais de mil casos foram registrados no estado até setembro deste ano.

Melhor maneira de prevenir a doença é utilizando camisinha nas relações sexuais / ABr

ABr
Da Editoria de Cidades

A sífilis, doença infectocontagiosa e predominantemente transmitida sexualmente, além de ser repassada congenitamente, nesse caso, de mãe para filho, registrou aumento de casos em Pernambuco neste ano de 2017. Até o dia 11 de setembro, 1.022 casos de sífilis congênita foram registrados no estado, segundo dados da Secretaria de Saúde. Em todo o ano de 2016, foram registrados 1.507 casos. O Dia Nacional de Combate à Sífilis é celebrado neste sábado (21).


A doença é de fácil diagnóstico e tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde. A orientação do Ministério da Saúde é que todas as gestantes devem realizar teste para sífilis na primeira consulta, repetindo o teste no terceiro trimestre, por volta das 28 semanas, e no momento do parto, para ter certeza que a criança não foi contaminada pela bactéria. O resultado da contaminação do feto pode ser o abortamento, óbito fetal e morte neonatal ou o nascimento de crianças com sífilis.


Prevenir é o melhor remédio

A Secretaria de Saúde orienta que a melhor forma de prevenir a sífilis é utilizar preservativo em todas as relações sexuais. “A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e com tratamento disponível. Vivenciamos uma epidemia no Brasil e temos notado um aumento no número de casos? no nosso Estado?. Por isso a necessidade de informar a população sobre o assunto e incentivar o uso de camisinha em todas as relações sexuais, maneira mais eficaz de evitar essa e outras infecções sexualmente transmissíveis”, finaliza o coordenador do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), François Figueiroa.

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI