Publicada em 22/10/2017 às 13h37.
Governo inicia semana de combate ao mosquito Aedes aegypti
Ações vão incluir conscientização e mutirões de limpeza.

 

Aedes se cria em locais onde há acúmulo de água parada
Aedes se cria em locais onde há acúmulo de água paradaThinkstock

Começa nesta segunda-feira (23) a Semana Nacional de Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Até o dia 27 de outubro, 210 mil unidades públicas e privadas de todo o País, incluindo escolas, centros de assistência social e unidades de saúde vão realizar atividades para conscientizar sobre os perigos e combater os focos de criação do inseto.


Segundo o Ministério da Saúde, Estados e municípios irão definir quais ações serão utilizadas. Haverá desde distribuição de materiais informativos até mutirões para limpeza de locais propícios para a reprodução do mosquito.


O Ministério da Saúde diz que foram realizadas 151,8 milhões de visitas a imóveis no primeiro semestre para identificar se havia água parada.


A iniciativa ocorre justamente no momento e em que o volume de chuvas no Sul e no Sudeste começa a ficar mais intenso. Com a chegada do verão, multiplicam-se os casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.


O Brasil teve, até o começo de setembro, 219 mil casos prováveis de dengue notificados. O governo diz que a redução em relação ao mesmo período de 2016 foi de 85,2%.


Os casos de zika chegaram a 15,5 mil, ante 211,4 mil em 2016. Já a chikungunya teve 171,9 mil registros neste ano.


R7

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI