O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta sexta-feira (17) três projetos de lei que visam a criação de novos batalhões de polícia militar, delegacias especializadas em repressão ao narcotráfico e unidades de polícia científica. A iniciativa, que ainda precisa ser aprovada pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, prevê a criação do 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, o 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento, com sede em Petrolina, no Sertão e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Lajedo, no Agreste.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o efetivo policial que será utilizado nessas unidades policiais é proveniente dos agentes que estão em formação. "Nós temos cerca de 1.300 policiais militares que estão realizando o curso e devem finalizá-lo até o primeiro trimestre de 2018, e outros 1.000 policiais civis que também devem ser formados até fevereiro do próximo ano. Assim, após a formação, uma parte deles será encaminhada para formar os novos batalhões", explicou.´
Já as Delegacias de Repressão ao Narcotráfico serão criadas nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Ainda segundo a Secretaria de Defesa Social, as unidades de Polícia Científica vão abranger os municípios de Nazaré da Mata, Palmares, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina.
Em seu discurso, Paulo Câmara reforçou que está trabalhando para mudar os índices de violência no estado. "Vamos finalizar o ano com melhorias na segurança. Ainda temos muito o que fazer, mas com essas ações, vamos chegar até onde desejamos, para que tenhamos um 2018 de paz em Pernambuco", afirmou.
A previsão é que o projeto seja votado pelos deputados estaduais até o dia 20 de dezembro, e caso aprovado, os batalhões entrem em funcionamento no início do próximo ano.
JC