Publicada em 21/11/2017 às 06h52.
Hospital Colônia de Barreiros inicia processo de desospitalização
Paciente, vinculado à unidade há 11 anos, será acompanhado pelo município.

colonia

Paciente, vinculado à unidade há 11 anos, será acompanhado pelo município.


O Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, localizado em Barreiros, deu início ao processo de desospitalização de seus pacientes. A unidade abriga pacientes psiquiátricos crônicos, ou seja, de longa permanência. São 96 pessoas do sexo masculino, que recebem todo o acompanhamento psicológico e de saúde no local. A unidade contava com um paciente a mais, que recebeu alta e, agora, será atendido na rede substitutiva. 


Leonardo Francisco da Silva Filho, de 62 anos, estava vinculado ao hospital há 11 anos. Nos últimos dois, ele já estava morando fora da unidade, em casa própria comprada com o seu benefício. Contudo, ele continuava vinculado ao atendimento médico do Hospital Colônia, onde também recebia a medicação. A partir da alta hospitalar, ele passa a estar totalmente integrado à comunidade e a ser acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e pela Estratégia de Saúde da Família. “Com a alta hospitalar, o paciente terá oportunidade de ter outros tratamentos substitutivos na rede municipal de saúde, bem como a retomar seus projetos de vida”, afirmou a diretora da unidade, Márcia Apolinário.


A alta do paciente é o primeiro marco para o processo de desospitalização de todos os internos no Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos. A equipe da unidade está trabalhando para que os pacientes retomem os vínculos com seus familiares ou possam ser acolhidos em residências terapêuticas (RT), deixando o modelo de internação de longa permanência. Já o acompanhamento de rotina passa a ser feito pelos CAPs, como preconizado pela nova Rede de Atenção Psicossocial. O trabalho vem sendo realizado em parceria com a Diretoria Geral de Assistência Regional (Dgar) e a Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES).


A média de permanência dos pacientes do hospital é entre 10 e 19 anos (26,3%), seguido pelo internamento entre 5 e 9 anos (25,3%). Contudo, há usuário com 60 anos de permanência no local.

 

Governo do Estado de Pernambuco

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI