Publicada em 10/12/2017 às 08h54.
Série C será bem nordestina para Náutico e Santa Cruz
Ao todo, são oito equipes do Nordeste no Grupo A da Terceirona

Corais e alvirrubros caíram na Série B em 2017 / Léo Lemos/Divulgação/Náutico

Corais e alvirrubros caíram na Série B em 2017
Léo Lemos/Divulgação/Náutico
Heitor Nery

Rebaixados para a Série C após o fraco desempenho em 2017, Náutico e Santa Cruz irão enfrentar uma competição bastante regional na primeira parte do caminho de volta para a Série B do Brasileiro. Além do pernambucano Salgueiro, clube que em 2018 irá igualar o recorde de mais participações na Terceira Divisão desde 2009, quando a Série C passou a ser disputada com 20 clubes, o Timbu e a Cobra Coral vão enfrentar mais cinco clubes nordestinos no campeonato: ABC e Globo, do Rio Grande do Norte; o Botafogo, da Paraíba; o Confiança, de Sergipe; e a Juazeirense, da Bahia. Completam o Grupo A duas equipes da região Norte do país: o Remo-PA e o Atlético-AC.


Das divisões com apenas 20 clubes em disputa, a Série C se destaca por ser a mais democrática. Em 2018, ela será composta por pelo menos duas equipes de cada uma das regiões do Brasil. Além dos dois clubes do Norte e dos oito nordestinos, a competição será disputada também por cinco times do Sudeste, três da região Sul e dois do Centro-Oeste. Além disso, desde que a competição adotou seu formato atual, cada região do País esteve representada por ao menos uma equipe em todas as edições do campeonato.

 

 

Disputada em um período mais curto em relação as Séries A e B e com um nível de investimento e arrecadação menor, a Série C também se caracteriza como uma competição onde a margem de erro para os clubes que querem retornar para a Segundona é bem menor. Isso força as equipes a adotarem um bom trabalho de gestão desde o início do ano. Algo que faltou tanto para o Náutico quanto para o Santa Cruz em 2017. De acordo com o comentarista Ricardo Rocha, a dupla pernambucana precisa implantar um bom planejamento financeiro para ter um desempenho satisfatório na Terceira Divisão.



“Eles não fizeram um trabalho forte, principalmente de gestão. A gente só pensa em se classificar, mas precisa ter uma gestão no meio que é fundamental. É preciso pagar em dia e ter seriedade. Isso atrapalha muito, foram dois clubes que sofreram nos últimos anos”, declarou Rocha, que também já foi zagueiro do Santa Cruz e da seleção brasileira em Copas do Mundo.


Competição disputada ainda no primeiro semestre, a Copa do Nordeste poderá servir também como um bom laboratório para os pernambucanos conhecerem alguns de seus adversários na Terceirona. Dos nordestinos que estão na Série C, apenas a Juazeirense não irá disputar o torneio regional. O Santa Cruz por exemplo, estreará na competição contra o Confiança, um de seus rivais na luta pelo acesso. O Náutico também poderá se aproveitar dessa situação. Mas primeiro precisa passar pelo Itabaiana no Pré-Nordestão. Caso avance, o Timbu irá entrar no Grupo C do torneio, onde enfrentaria o Botafogo-PB.


SÉRIE D

Por conta de uma mudança promovida em 2016, quando a Confederação Brasileira de Futebol definiu que os participantes da Série D seriam definidos pelos torneios estaduais do ano anterior, os representantes pernambucanos da Série D já estão definidos desde o início desse ano. Em 2018, as equipes do Estado que vão disputar a competição serão o Central, o Belo Jardim e o Flamengo de Arcoverde. No total, 68 times jogarão a Quarta Divisão Nacional.


Confira o Mapa da Bola do futebol brasileiro em 2018:

 

 

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI