Publicada em 09/02/2018 às 08h32.
Chrome para Android começará a consumir menos dados; entenda como
nome do recurso é LazyLoad (“carregamento preguiçoso”) e a ideia é simples.

(Foto: reprodução/Android Authority)

 

Ninguém gosta de chegar ao fim do mês com o plano de dados estourado, e o Google tem um novo plano para evitar que isso aconteça. A empresa está testando um novo recurso que evitará o carregamento de elementos desnecessários em páginas acessadas por meio do Chrome para Android.


 

O nome do recurso é LazyLoad (“carregamento preguiçoso”) e a ideia é simples. Enquanto você não rolar a página que você acessa, os elementos não são carregados, evitando o download de informação desnecessária. Quando o navegador entende que você quer prosseguir consumindo o conteúdo da página, ele pode começar a baixar o resto dos dados, garantindo que só o que lhe for útil vai consumir a sua franquia.


 

Um dos benefícios da implantação do LazyLoad é impedir a desagradável situação de pressionar algum link por engano e ver uma página carregando completamente na sua frente sem que você possa fazer nada, sugando dados de forma desnecessária.


 

O LazyLoad será testado primeiro no Chrome para Android, pois, segundo os desenvolvedores, é onde o recurso deve trazer mais impacto. Faz sentido, já que é a plataforma onde as pessoas costumam usar dados móveis e onde está o perfil do público mais afetado por planos de dados mais restritivos. No futuro, todas as versões do Chrome devem ser atingidas.


 

A ideia do Google neste momento é oferecer o LazyLoad de forma opcional, mas ativado como padrão, o que significa que se o usuário não quiser a função ativa, ele precisa entrar nas configurações do navegador e desativá-la manualmente. As páginas, por sua vez, também têm a opção de evitar o LazyLoad quando um usuário acessa seu conteúdo.


 

Não há previsão de quando a função será ligada na versão final do Chrome, mas por enquanto já é possível testá-la no Chrome Dev, a versão experimental do aplicativo para Android, que é bastante instável e projetada para quem realmente precisa ter contato com os novos recursos o mais rápido possível.

 

 

 

Olhar Digital

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Região: Últimas notícias
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia