Publicada em 14/03/2018 às 14h13.
Em dois meses, Celpe retira seis toneladas de fiação clandestina instalada no Recife
Número corresponde a 24% do total de cabos retirados desde o início da operação, em 2015.

(Foto: Celpe/Divulgação)

 

Nos dois primeiros meses de 2018, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) retirou seis toneladas de fiações clandestinas das ruas do Recife. O número corresponde a 24% das 25 toneladas do mesmo material recolhidas da capital pernambucana desde o início da operação, em 2015.


Segundo a concessionária, os cabos telefônicos instalados de maneira irregular podem representar riscos de acidentes para a população. Ainda de acordo com a Celpe, 400 postes e 5,6 quilômetros de rede foram inspecionados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. Em 2017, mais de 15 toneladas de cabos irregulares foram retiradas das ruas de municípios do Grande Recife.


A ação acontece para verificar se as empresas de telecomunicações estão instalando corretamente os equipamentos. Caso seja constatada a instalação clandestina dos fios, é feita a retirada dos cabos. Após a retirada dos fios, a Celpe notifica as operadoras responsáveis para que seja feita a readequação dos cabos.


 

Mais prevenção

 

Entre os meses de agosto de 2015 e março de 2016, uma ação da Celpe em parceria com empresas de telecomunicações retirou aproximadamente oito toneladas de cabos e fios emaranhados e desnivelados de postes dos principais corredores viários do Recife. Desse total, três toneladas de cabos foram retiradas nos meses de janeiro e fevereiro de 2016.


Durante as prévias do carnaval de 2017, a concessionária também identificou 400 ligações clandestinas em Pernambuco. As irregularidades foram detectadas e removidas principalmente nos focos de folia do estado, em ações realizadas por 50 equipes.


 

Acidentes fatais

 

Em 2014, uma mulher morreu eletrocutada ao encostar em uma barraca metálica cujo abastecimento de energia era feito através de uma ligação clandestina. O caso aconteceu nas proximidades do viaduto da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife.


Entre os meses de janeiro e outubro de 2015, a Celpe registrou nove mortes em vias públicas causadas por problemas com a rede elétrica em Pernambuco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI