Publicada em 24/03/2018 às 12h39.
Surto de conjuntivite preocupa em Pernambuco
A população também precisa estar atenta e reforçar os cuidados.


É comum o aumento dos casos de conjuntivite nesta época, em função do período de verão, das férias escolares e o carnaval, que facilita aglomerações. Entretanto, no mesmo período de 2017, foram registrados 2.629 casos de conjuntivite na FAV. Em 2018, a maior parte dos casos atendidos tem sido proveniente da Região Metropolitana do Recife, sendo 50% deles da capital, 16% de Jaboatão e 14% de Olinda. “Estatísticas mostram que é um doença endêmica em Pernambuco. Então, sempre fica sujeita a picos”, explicou o especialista em lentes de contato do Instituto de Olhos do Recife (IOR), José de Barros.

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular e o interior das pálpebras. Dura, em média, 15 dias, e não deixa sequelas. Pode ser causada por alergias, traumas, irritação química e infecções por vírus, bactérias e fungos. A transmissão ocorre por contato direto com secreções oculares da pessoa infectada ou, indiretamente, por contato com superfícies e objetos tocados por essa pessoa.
 
O tipo mais comum é viral e, por isso, a transmissão pode acontecer até mesmo por crianças gripadas. Neste caso, a duração média é de cinco a 20 dias. Em caso de contaminação, é preciso procurar ajuda médica o quanto antes para que seja identificado o tipo de conjuntivite. Os públicos que merecem mais atenção são as crianças, os idosos e os profissionais de saúde. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que foi comunicada a respeito do aumento de casos. Mesmo com a conjuntivite não sendo uma doença de notificação compulsória, o órgão está em contato com serviços oftalmológicos de urgência para reforçar a vigilância e identificar mudanças no padrão de atendimento.

 

Previna-se
 
Como evitar e controlar a conjuntivite:
– Lavar, com frequência, as mãos e o rosto, usando água e sabão
– Evitar coçar os olhos
– Utilizar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais
– Utilizar travesseiros individuais
– Evitar o uso de copos, talheres e maquiagem de pessoas com conjuntivite
– Evitar o uso de lentes de contato
– Evitar piscina
– Evitar locais com aglomeração
– Evitar atividades em grupo enquanto a secreção ocular estiver presente
– Limpar as superfícies tocadas por pessoas com conjuntivite com água, sabão e depois álcool a 70%
 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI