Publicada em 25/03/2018 às 12h06.
Os riscos digitais nas campanhas das eleições em 2018
Pelo menos 24 mil fan pages de candidatos a deputados federais e estaduais vão produzir conteúdo e podem impulsionar os seus posts.
Foto: Reprodução

Pelo menos 24 mil fan pages de candidatos a deputados federais e estaduais vão estar produzindo conteúdos e podendo impulsionar os seus “posts” para atingir o maior número de eleitores possível na próxima campanha eleitoral somente numa rede social, o Facebook. “Vai ser um tsunami de informações”, diz o diretor da Bites, Manoel Fernandes. Segundo ele, as redes sociais serão “uma caixa de ressonância” na qual acontecerá de tudo: continuará a polarização, haverá uma profusão violenta de fake news (notícias falsas) e “bots”, perfis falsos ou robôs que produzem posts contra ou a favor de algum candidato. A Bites divulgou recentemente um relatório chamado Riscos Digitais 2018 o qual dedica um capítulo às próximas eleições, comparando inclusive com o que ocorreu, recentemente, em outros pleitos pelo mundo.

 

Nos Riscos Digitais são citadas pelo menos três eleições: a do presidente da França, a do “Bracet” – um grande plebiscito nos quais os eleitores decidiram que o Reino Unido deveria sair do bloco político e econômico da União Europeia –, as eleições do presidente americano Donald Trump, nos Estados Unidos, e a de Sebastian Piñera, no Chile. 


Na França, ainda de acordo com o relatório, ficou comprovado que muitos posts falsos beneficiaram a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o próprio Facebook informou que excluiu, depois da eleição, 30 mil perfis falsos que tentavam influenciar os eleitores. Na Grã Bretanha, 13 mil perfis falsos publicaram mensagens a favor do Reino Unido deixar de fazer parte da União Europeia. Nos Estados Unidos, o alvo dos posts falsos foi a candidata Hillary Clinton, que perdeu a eleição. E, por último, na última eleição presidencial do Chile, no final do ano passado, foram criadas 50 contas de WhatsApp, com origem em São Paulo e Rio de Janeiro, que entraram em grupos chilenos compartilhando notas e vídeos sobre Sebastian Piñera, o candidato do centro-direita que venceu as eleições. 


E no Brasil ? “Não há dúvidas de que fatos parecidos ocorrerão na corrida eleitoral deste ano”, cita o relatório. Somente 24% dos eleitores brasileiros estão fora das redes sociais. “Vai ser uma eleição atípica. A opinião das pessoas vai ser formada pela rede social e a TV. A volatilidade do voto será muito alta”, afirma Manoel. 


RESPONSABILIDADE

“A desinformação é uma constante no mundo conectado. A sociedade terá que aprender a lidar com isso. A propagação das fake news ocorre também pelos indivíduos, que devem saber o que estão consumindo e compartilhando”, conta Manoel.


Ele argumenta que o algoritmo das redes sociais entende o que o usuário gosta de um determinado assunto, passando a enviar mais posts sobre o mesmo (assunto). Por exemplo, quem curte posts com algum tipo de intolerância, receberá mais posts desse tipo. “As pessoas devem ter bom senso e checar antes de compartilhar”, aconselha Manoel. Já com relação à polarização e à intolerância, ele acredita “não ser um problema tecnológico, mas da natureza humana”. 


E é bom as pessoas ficarem atentas porque sair postando fake news é crime. Dependendo do conteúdo da notícia falsa, o responsável pode ter uma pena de detenção de dois meses a um ano, de acordo com o desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e professor de Direito da Unicap Alexandre Pimentel. A Justiça Eleitoral criou grupos de trabalho com a Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Estado (MPE) para agilizar a identificação de perfis falsos e robôs. E até a Assembleia Legislativa de Pernambuco terá em breve um canal no qual a população poderá denunciar fake news. “Encaminharemos essas informações ao MPE, ao TRE e a Polícia Federal”, informa o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), que responde pela Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Digitais do legislativo estadual que terá sua primeira reunião na próxima semana.


JC Online

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI