Publicada em 21/05/2018 às 09h19.
Anatel bloqueia 37 mil celulares irregulares no Brasil
Iniciativa, que começou no dia 9 deste mês, suspende o acesso destes telefones a redes das operadoras.

Reprodução

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (18) que já foram bloqueados 37 mil celulares irregulares no Distrito Federal e Goiás. A iniciativa, que começou no dia 9 deste mês, suspende o acesso destes telefones a redes das operadoras. A expectativa é que até o ano que vem o sistema esteja disponível em todo o território brasileiro.


Os aparelhos irregulares são aqueles sem certificação ou adulterados, que podem causar riscos aos consumidores e problemas nas transmissões. A Anatel diz que estes dispositivos podem ser perigosos por apresentarem grande quantidade de chumbo e cádmio, não possuírem garantias em relação a limites de radiações eletromagnéticas e utilizarem materiais de baixa qualidade.


Antes do bloqueio definitivo pela Anatel, os celulares irregulares receberam a mensagem de texto informando sobre a medida. A estimativa é de que um milhão de novos aparelhos piratas entrem nas redes das prestadoras mensalmente.


É importante ressaltar que os celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora nacional.


Também não serão apontados como irregulares os equipamentos adquiridos no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.


O consumidor pode fazer uma checagem do IMEI para identificar se o aparelho é irregular ou não. Para isso, é preciso verificar o número que aparece na caixa, o que consta do adesivo no próprio celular e o que aparece ao se discar no equipamento o código *#06# e realizar uma chamada. Eles devem ser iguais. Caso sejam diferentes, há uma grande chance de o dispositivo ser irregular.

 

 

Leia Já

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI