(Imagem: reprodução do Google)
A comunidade católica de Palmares, na Mata Sul do estado, comemora, nesta segunda-feira (28/05), 150 anos da construção da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Montes. A programação conta com a realização de um Santo Ofício da Imaculada Conceição e com uma missa solene à noite na Catedral.
Padres, bispos e antigos sacerdotes da paróquia estarão presentes para as solenidades. Há 150 anos, o antigo povoado de Trombeta, à época pertencente ao município de Água Preta, solicitou a construção da paróquia, que levaria o nome da santa de devoção da comunidade: Nossa Senhora da Conceição.
Com a ajuda e influência da tradicional família Montes, a igreja foi construída cinco anos depois, recebendo o nome de Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Montes. Na visão do padre Tadeu Rocha, atualmente pároco da Catedral Diocesana, a construção da paróquia foi essencial para o processo de independência política de Palmares e de fortalecimento da fé católica do povo:
- “A história de nossa paróquia é bem mais antiga que 150 anos, pois fazíamos parte da matriz de São José da Agonia, em Água Preta. Devido ao movimento religioso intenso naquele momento, viu-se a necessidade de um padre residir em Palmares. Com a autorização do imperador, a paróquia foi construída, o que ajudou na independência da região e no fortalecimento da fé do povo’, explicou.
A missa solene será ministrada por Dom Henrique Soares da Costa, às 19h30, mas antes está programado um Santo para as 18h30. Também estarão presentes na cerimônia Dom Genival Saraiva e Dom Bernardino Marchió, da Diocese de Caruaru.