Publicada em 18/06/2018 às 07h36.
Escolas saberão desempenho geral dos alunos do SSA da UPE
Comissão do vestibular promete divulgar o resultado por escola, a partir deste ano. Começa com o desempenho dos alunos do SSA 3.

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

 

A partir deste ano, as escolas cujos alunos participam do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), terão um diagnóstico geral do próprio desempenho. Atualmente, o candidato sabe a nota que tirou em cada disciplina. A ideia do presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, é fazer o mesmo para o colégio.


“Realizamos um piloto ano passado com algumas escolas e com os candidatos do 3º ano, ou seja, do SSA 3. Para este ano, vamos repetir e repassar os dados a todas as escolas. Ao término desse triênio de avaliação (2018, 2019 e 2020), esperamos entregar o resultado das três séries do ensino médio”, explica.


Após uma década do seriado, ele diz que português e matemática são disciplinas com as melhores notas. Já química e física apresentam as médias mais baixas. “Percebemos também que os alunos não valorizam tanto filosofia e sociologia nos dois primeiros anos do SSA”, informa.


O pró-reitor de graduação da UPE, Luiz Alberto Rodrigues, defende que os dados obtidos em 10 anos do SSA sejam melhor aproveitados pela Secretaria de Educação de Pernambuco. “É preciso uma decisão política de incorporar o SSA ao sistema de avaliação da qualidade das escolas estaduais. Hoje os investimentos acontecem a partir dos resultados do Ideb, que são bem diferentes do que percebemos no SSA”, observa Luiz Alberto.


CONTEÚDO


Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, a UPE deve rever o formato das provas e os conteúdos exigidos. “As provas não estão retratando o que está acontecendo na sala de aula”, diz José Ricardo. “O bom do seriado é o estudante ser avaliado por etapa”, destaca. Segundo a UPE, só após a definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio é que serão pensadas mudanças no SSA.


PROGRAME-SE


As inscrições para o SSA deste ano começarão nesta segunda-feira (18) e vão até 1º de agosto. São ofertadas 1.740 vagas. O estudante só escolhe o curso quando estiver no 3º ano.


18 de junho – Início das inscrições (www.processodeingresso.upe.pe.br)


1º de agosto – Término das inscrições


18 a 25 de junho – Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição


3 de agosto – Último dia para pagamento da taxa de inscrição


18 e 19 de novembro – Provas para os alunos dos 3º anos (SSA 3)


2 e 3 de dezembro – Provas para os alunos dos 1º (SSA 1) e 2º anos (SSA 2)


Importante!


– A taxa de inscrição custa R$ 97 


– Candidatos que possuem NIS (Número de Identificação Social) podem requerer gratuidade


– O estudante deve ter RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida

 

 

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI