(Imagem: Prefeitura Municipal da Água Preta)
Um dos maiores e historicamente mais importantes municípios da região da Mata Sul do estado, Água Preta comemora, neste dia 03 de agosto, 126 anos de emancipação política. As revoluções históricas da época do Império e suas personalidades ilustres, tanto no governo quanto na religiosidade, compõem parte da programação de homenagem que está em vigor desde a manhã do dia 02 de agosto.
A primeira solenidade ocorreu nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, quando houve o hasteamento oficial da bandeira, nas sedes do Poder Executivo e Legislativo. Diante de um grande público, executou-se o hino nacional e houve a entrega do novo fardamento da Guarda Municipal. Após os atos oficiais, ocorreu o corte do bolo simbólico, com decoração alusiva aos 126 anos de história, e que foi dividido com a comunidade presente.
A programação contou também com a ministração da missa solene na tradicional paróquia de São José da Agonia, padroeiro do município, com a presença de autoridades e do público em geral. O povo evangélico também prestou homenagens aos agua-pretanos, com um culto especial no Templo da Assembléia de Deus, no bairro Jiquiá.
Para o prefeito Eduardo Coutinho, comemorar todos anos a emancipação política de Água Preta é sempre uma ocasião especial para render homenagens aos filhos mais ilustres do lugar:
- “É uma alegria estar nesse instante homenageando os nosso filhos ilustres, como dona Amara, dona Irene, Zé Salvino, matriarcas e patriarcas de famílias tradicionais e importantes de nossa terra.”, disse,
O governo municipal também promoveu inaugurações e entrega de equipamentos para a pasta da Saúde. Atividades culturais, como a apresentação da banda marcial do Colégio Padre Francisco Geraedts, além de apresentações de dança e entrega de prêmios a figuras importantes da Educação também foram realizadas.
O evento contou com a presença do deputado federal João Fernando Coutinho. O município de Água Preta foi criado em 03 de agosto de 1892. Seu território, antes anexado ao município de Rio Formoso, foi palco de importantes revoluções do período do Império, como a Revolução Praieira, e de sede do quartel da última guerra civil do período imperial.
(Imagem: Prefeitura Municipal da Água Preta)
(Imagem: Prefeitura Municipal da Água Preta)