Publicada em 15/08/2018 às 11h49.
Professor de Palmares tem projeto aprovado para construção de laboratório de Química
A ideia foi aceita pela coordenação da ONG SOMOSPROFESSORES.ORG, que realizou campanha e angariou fundos para a compra dos materiais.

(Imagem: Edna Soares/ Portal Nova Mais)

 

Estudantes e professores da Escola Estadual Professora Galtemir Lins, em Palmares, na Mata Sul pernambucana, receberam, na manhã de terça-feira (14), um novo e bem equipado laboratório de Química. A construção do espaço pedagógico foi possível graças à seleção de um projeto do professor Fábio Melo, com o propósito de estimular o interesse dos alunos pela aplicabilidade prática da disciplina.


O laboratório foi montado em parceria com a ONG SOMOSPROFESSORES.ORG, que realizou uma campanha virtual para angariar os recursos utilizados na compra dos materiais de manipulação química. O projeto passou por um período de exposição de quatro meses na plataforma virtual, até que as doações somaram a quantia necessária:


- “A cada começo de ano letivo, os questionamentos dos alunos sobre como surgiu a Química me inspiraram a criar o projeto ‘Alquimia: das Trevas para a Luz’, para que eles entendessem todo o processo da Química moderna. No início nós queríamos parceiros que nos ajudassem, mas por aqui isso é muito difícil. Foi ai que tive a ideia de colocar o projeto na plataforma”, disse.


O nome é inspirado nos antigos alquimistas, que se escondiam em locais escuros, invocando deuses e demônios, para buscar novas soluções químicas, como o elixir da longa vida e a pedra filosofal, cujo propósito seria transformar metais em ouro. A prática é considerada a responsável pelo desenvolvimento da Química como área importante do conhecimento científico.


QUANTIA ARRECADADA

 

(Página da ONG na internet/ Reprodução)


A Organização Não-Governamental estipulou inicialmente a quantia de pouco mais de R$ 5 mil reais, que foram alcançadas graças à campanha de arrecadação, que durou aproximadamente 120 dias. Algumas empresas, embora não tenham contribuído financeiramente, fizeram doações de materiais úteis ao funcionamento do laboratório.


Como explica Luiza Dantas, representante da ONG e uma das responsáveis pela entrega dos materiais do laboratório, todo o processo de divulgação, busca de parcerias e arrecadação financeira junto à sociedade civil ocorreu em nível virtual, graças a atos de solidariedade de pessoas e empresas comprometidas com a Educação:


- “Hoje nós fazemos o projeto através de um financiamento coletivo, com uma ‘vaquinha virtual’. Toda a explicação do projeto fica no site e qualquer pessoa pode acessar, verificar o orçamento e fazer uma doação por cartão de crédito ou boleto.”, explicou.

 


(Imagem: Edna Soares/ Portal Nova Mais)


Docentes de todas as disciplinas da rede pública de ensino em Pernambuco podem inscrever um projeto na plataforma virtual. A seleção daqueles que terão o apoio de campanha é guiada pela viabilidade da ideia e pelo prazo solicitado pelo professor para conseguir os recursos a serem utilizados na compra dos materiais pedagógicos.


Para mais informações, basta acessar: https://somosprofessores.org/ .


 

 

 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI