Publicada em 18/08/2018 às 20h49.
Saiba quem é o vice de cada candidato à Presidência da República
Com a posse de Michel Temer (MDB) – eleito vice na chapa de Dilma Rousseff após o processo de impeachment, a figura do vice ficou ainda mais evidente.

Foto: Ichiro Guerra/Presidência da RepúblicaFoto: Ichiro Guerra/Presidência da República

 

Quando se tem um vice-presidente ocupando a presidência do País com os maiores índices de rejeição da história, é importante ficar atento e conhecer quem ocupa a vaga de vice na chapa de seu candidato à Presidência da República. Visto por muitos apenas como uma figura meramente decorativa, o vice-presidente da República é o sucessor imediato do presidente em diversos casos.  Com a posse de Michel Temer (MDB) – eleito vice na chapa de Dilma Rousseff (PT) – após o processo de impeachment, a figura do vice ficou ainda mais evidente nos últimos anos.


Além de Temer, ao longo da história da República brasileira, oito presidentes foram substituídos por seus respectivos vice-presidentes. Os motivos dessas substituições variaram desde a morte dos titulares até processos de impeachment.


Confira os vices dos candidatos à Presidência da República:

 

Ana Amélia (PP)

VICE DE GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

73 anos, é jornalista e política, filiada ao Partido Progressista (PP) desde 2009. Foi colunista e comentarista do Grupo RBS em Brasília. Nas eleições de 2010, Ana Amélia foi eleita Senadora pelo Rio Grande do Sul com 29,5 por cento dos votos válidos. Em 2014, candidatou-se a governadora, mas perdeu ainda no primeiro turno. Em agosto de 2018, foi anunciada como a candidata a Vice-Presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB).


Christian Lohbauer (NOVO)

VICE DE JOÃO AMOÊDO (NOVO)

 

 

51 anos, é cientista político pela USP,foi executivo de empresas como Bayer e CitrusBR, além de secretário de relações internacionais da Prefeitura paulistana na gestão José Serra (2005). Lohbauer era, desde maio, o indicado para a candidatura ao Senado em São Paulo. É filiado ao Partido Novo.

 

Eduardo Jorge (PV)

VICE DE MARINA SILVA (REDE)

 

68 anos, é um médico sanitarista e político brasileiro, foi filiado ao PT (1980-2003) e hoje está Partido Verde desde 2003. Foi deputado estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores em várias legislaturas, de 1983 a 2003. Por duas vezes foi secretário municipal de Saúde de São Paulo: no governo de Luiza Erundina e no início da gestão de Marta Suplicy, e secretário do Meio Ambiente nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab. Foi candidato a presidente da República na eleição presidencial em 2014, teve 630.099 votos.

 

Fernando Haddad (PT)

VICE DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT)


55 anos, é graduado em direito e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi prefeito da cidade de São Paulo entre 2013 e 2016, vencendo no segundo turno o candidato tucano, José Serra. Foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos Lula e Dilma RousseffHaddad concorreu à reeleição como prefeito de São Paulo e foi derrotado no primeiro turno da eleição pelo candidato João Doria (PSDB) em 2016. É vice de Lula mas deve ocupar o lugar do ex-presidente concorrendo ao cargo de presidente da república tendo Manuela D’Avila (PCdoB) como vice.


Germano Rigotto (MDB)

VICE DE HENRIQUE MEIRELLES (MDB)


 

68 anos, é cirurgião-dentista, advogado e político brasileiro filiado ao MDB. Foi governador do do Rio Grande do Sul, cargo que ocupou entre 2003 e 2006. Além disso, foi deputado estadual e federal, por 2 e 3 mandatos consecutivos, respectivamente. Em 2006 foi pré-candidato do PMDB à Presidência da República. Não conseguiu a indicação do seu partido e acabou se candidatando à reeleição sendo derrotado ainda no primeiro turno. Em 2010 tentou voltar a ocupar um cargo eletivo mas foi derrotado na disputa por vaga no Senado Federal.


Hamilton Mourão (PRTB)

VICE DE JAIR BOLSONARO (PSL)

 

 

49 anos, é um general de exército da reserva do Exército Brasileiro e político brasileiro. O militar ganhou notoriedade no ano de 2015 durante as crises políticas do mandato da presidente Dilma Rousseff, quando foi transferido do Comando Militar do Sul (CMS) para a Secretaria de Economia e Finanças, no Distrito FederalSegundo a Revista Sociedade Militar, o general Hamilton Mourão se inscreveu e se consagrou, sem necessidade de eleições (por aclamação), como novo presidente do Clube Militar. Filiou-se ao PRTB e ingressou na política, sendo candidato à Vice Presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro.


Helvio Costa (DC)

VICE DE EYMAEL (DC)


 

45 anos, é pastor da Assembleia de Deus e professor e disputa a vice-presidência pelo Partido Democracia Cristã ao lado de Eymael, que se candidata à presidência da República pela quinta vez.


Hertz Dias (PSTU)

VICE DE VERA LÚCIA (PSTU)

 


47 anos, é professor da rede pública no Maranhão e militante do movimento negro, candidato a vice na chapa de Vera Lúcia (PSTU), sapateira e ativista sindical em Sergipe.


Kátia Abreu (PDT)

VICE DE CIRO GOMES (PDT)

 

 

56 anos, é formada em psicologia, empresária e política, filiada ao PDT, passou por PPB (1995-1998), PFL (1998-2007), DEM (2007-2011), PSD (2011-2013) e PMDB (2013-2017). Foi a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo governo de Dilma Rousseff. Foi eleita deputada em 2002 e senadora em 2006, e tornou-se a primeira mulher a presidir a bancada ruralista no Congresso. É senadora pelo estado do Tocantins e foi contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).


Léo Alves (PPL)

VICE DE JOÃO GOULART FILHO (PPL)

 


63 anos, é professor de Direito em Brasília, Léo da Silva Alves será candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo filho do ex-presidente João Goulart pelo Partido Pátria Livre.


Paulo Rabello de Castro (PSC)

VICE DE ALVARO DIAS (Podemos)

 

 

69 anos, é economista e ex-presidente do BNDES, cargo que deixou em março deste ano. Mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, Rabello também foi presidente do IBGE. Rabello deixou o BNDES para assumir pré-candidatura do PSC, e posteriormente a vice presidência da República, na chapa do Álvaro Dias do Podemos.


Sônia Guajajara (PSOL)

VICE DE GUILHERME BOULOS (PSOL)

 


44 anos, é uma líder indígena brasileira, formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural. Em 2017, Sônia Guajajara foi apresentada pelo Setorial Ecossocialista do PSOL como pré-candidata à presidência da república. No dia 3 de fevereiro de 2018, Sônia Guajajara foi lançada como pré-candidata a vice-presidente da república na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, líder do MTST, tornando-se a primeira pré-candidata de origem indígena à presidência da república.


Suelene Balduino Nascimento (Patriota)

VICE DO CABO DACIOLO (Patriota)

 

56 anos, é pedagoga e atua há mais de 20 anos na rede pública de ensino do Distrito Federal, filiada ao Patriota.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI