Publicada em 17/11/2015 às 08h55.
Brasil recebe Peru em Salvador para tentar engrenar nas eliminatórias
Douglas Costa (e) pode ganhar uma vaga no time titular.

Depois do valioso ponto do empate arrancado em Buenos Aires contra a Argentina (1-1), a seleção brasileira tentará obter sua segunda vitória em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo diante do Peru de Paulo Guerrero, nesta terça-feira, na Arena Fonte Nova da Salvador.

Os comandados de Dunga terão um dia de descanso a menos que o previsto, já que o duelo em Buenos Aires, inicialmente previsto para quinta-feira, precisou ser adiado para sexta-feira, por conta das chuvas torrenciais que castigaram a capital argentina.

 

De qualquer forma, os peruanos terão praticamente o mesmo tempo de descanso, já que a vitória sobre o Paraguai (1-0) aconteceu poucas horas depois do clássico entre Brasil e Argentina.

Com os resultados da última rodada, o Brasil ocupa a quarta colocação das eliminatórias, última que dá direito à vaga direta para a Copa, com os mesmos quatro pontos de Paraguai (5º) e Colômbia (6º). O Peru, que somou os primeiros pontos na última  sexta-feira, diante dos paraguaios, está logo atrás, em sétimo lugar, com três.

Na capital baiana, Neymar disputará sua primeira partida de eliminatórias no Brasil. Suspenso na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela, em Fortaleza, e na derrota por 2 a 0 para o Chile, em Santiago, o capitão da seleção ficou devendo em Buenos Aires.

Em grande fase na Europa, com o Barcelona, o camisa 10 só começou a aparecer, como todo o resto da equipe, quando Dunga mudou o esquema de jogo, no início do  segundo tempo.

A seleção iniciou a partida no 4-2-3-1, com Ricardo Oliveira jogando de centroavante e Neymar na ponta esquerda, deixando Douglas Costa no banco, e passou um tremendo sufoco na primeira etapa.

A entrada do meia do Bayern de Munique no lugar de Ricardo Oliveira deixou o time mais solto e deu mais liberdade ao craque do Barça.

Poucos minutos depois da mudança, Douglas Costa foi decisivo cabeceando um cruzamento de Dani Alves no travessão. No rebote, Lucas Lima anotou o gol de empate em sua primeira partida como titular com a 'amarelinha'.

Para que Douglas Costa e Neymar possam atuar juntos, Dunga pode ter que abrir mão de um centroavante fixo, ou então do próprio Lucas Lima, que teve o mérito de colocar a bola para dentro apesar de não ter feito uma boa partida na Argentina. 

A mudança de esquema deu certo no estádio Monumental, mas o contexto de terça-feira é totalmente diferente. Afinal, o Brasil jogará em casa, diante de um adversário inferior tecnicamente, mas que deu trabalho no último confronto entre as duas equipes, com vitória brasileira suada por 2 a 1, de virada, na estreia da Copa América.

Na ocasião, os dois destaques da partida tinham sido justamente Neymar e Douglas Costa, sendo que o segundo entrou no decorrer do jogo, também no lugar de um centroavante (Diego Tardelli), e anotou o gol da vitória, nos acréscimos, ao receber um passe genial do craque do Barça.

Mudança na zagaMuito criticado por imprensa e torcedores, Dunga sabe que vencer o Peru em casa é obrigação, mas garante não sentir que seu cargo esteja ameaçado.

"Isso é futebol, a exigência é normal e existe em todas as profissões. São os resultados. Ameaçado é uma palavra um pouco forte", afirmou o treinador em coletiva de imprensa.

A única certeza para o duelo de terça-feira é que Dunga terá que mexer na zaga, já que David Luiz foi expulso contra os argentinos.

O jogador do Paris Saint-Germain deixou a concentração no domingo, para voltar à França e ficar ao lado da namorada e dos amigos, ainda traumatizados com os atentados que abalaram a capital francesa na sexta-feira.

Para o lugar de David Luiz Dunga convocou às pressas Jemerson, do Atlético Mineiro, mas quem deve formar a dupla de zaga com Miranda é Gil, que terá a difícil missão de marcar Guerrero, seu ex-companheiro de clube do Corinthians.

Hoje no Flamengo, o atacante peruano não atravessa boa fase - não faz gol desde agosto no Brasileirão - mas sempre costuma se superar quando veste a camisa do seu país, e já balançou as redes uma vez nas eliminatórias, na derrota por 4 a 3 para o Chile.

O técnico do Peru, o argentino Ricardo Gareca, que teve passagem curta no Palmeiras, no ano passado, fez questão de elogiar Neymar, mas afirmou que sua equipe não pode se preocupar apenas com o craque do Barcelona.

"Já falei que Neymar e um jogador difícil de marcar. Não queremos concentrar todas nossas atenções em um jogador, porque sempre há outros que são bons. Queremos nos concentrar no Peru. Acho que podemos fazer uma boa partida", analisou o técnico argentino.

A seleção brasileira nunca perdeu em casa nas eliminatórias. O retrospecto geral contra o Peru é muito favorável ao Brasil, com 27 vitórias, nove empates e três derrotas.

A última derrota para os peruanos foi há 30 anos, em amistoso disputado em Brasília (1-0).

Ficha do jogo:

Brasil: Alisson - Daniel Alves, Miranda, Gil, Filipe Luis - Luiz Gustavo, Elias, Lucas Lima, Willian - Neymar e Douglas Costa (Ricardo Oliveira). DT: Dunga.

Peru: Diego Penny - Luis Advíncula, Yoshimar Yotún, Carlos Zambrano, Carlos Ascues - Carlos Lobatón, Renato Tapia, Yordy Reyna, Jefferson Farfán - Claudio Pizarro, Paolo Guerrero. T: Ricardo Gareca.

 

FONTE: NE10

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI