Publicada em 17/11/2015 às 09h28.
Após atentados na França, EI ameaça em vídeo atacar Washington e Europa
Na mensagem veiculada nesta segunda-feira, a facção ameaça atacar os Estados Unidos e países europeus envolvidos na

A milícia radical Estado Islâmico (EI) divulgou nesta segunda-feira (16) um vídeo em que ameaça fazer ataques contra países que bombardeiam o Oriente Médio, assim como fez com a França, alvo de atentados terroristas na semana passada.


 

"Nós dizemos aos Estados que participam da campanha dos cruzados que, por Deus, vocês terão um dia, queira Deus, assim como a França e, por Deus, assim como atingimos a França no centro de seu lar, em Paris, prometemos atingir a América em seu centro, Washington", diz, no vídeo, um homem identificado como "Al-Ghareeb, o argelino".


O EI reivindicou os ataques a tiros e bombas que deixaram 129 mortos e centenas de feridos em diferentes pontos da capital francesa na sexta-feira (13). Na mensagem veiculada nesta segunda, a facção ameaça atacar os Estados Unidos e países europeus envolvidos na "campanha dos cruzados" no Oriente Médio. "Eu digo aos países europeus que nós estamos chegando, chegando com armadilhas e bombas, chegando com cintos explosivos e silenciadores [de armas], e vocês serão incapazes de nos parar porque nós estamos muito mais fortes que antes", acrescenta o militante.


Referindo-se às negociações internacionais sobre a guerra civil na Síria, outro militante, identificado no vídeo como "Al-Karrar, o iraquiano", diz que os radicais "escolheram negociar" com o presidente francês, François Hollande, "nas trincheiras, não em hotéis".

A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada. As imagens parecem ter sido gravadas por combatentes do EI na província iraquiana de Salahuddine, ao norte de Bagdá. O governo francês considerou os ataques de sexta-feira "um ato de guerra" e disse que a ação não encerraria seus ataques aéreos, iniciados em setembro, contra posições do EI na Síria e no Iraque.


No domingo (15), a França fez sua principal ofensiva militar contra o EI, realizando 20 bombardeios contra centros do EI em Raqqa, considerada a capital da milícia em território sírio. Nesta segunda-feira (16), a polícia francesa ampliou sua busca por suspeitos de envolvimento com os ataques em Paris e prendeu dezenas de pessoas.


Além da França, participam dos ataques aéreos contra o EI no Oriente Médio Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Jordânia, Marrocos, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Bahrain, Qatar, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. A Rússia iniciou em setembro uma campanha independente de bombardeios na Síria a pedido do ditador sírio, Bashar al-Assad.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI