Segundo a nutricionista Alexandra Caspero, "a maioria das dietas da moda é mais ou menos assim: coma alguns alimentos, dê a eles poderes mágicos e estabeleça um plano para convencer as pessoas a comerem dessa maneira e só assim promoverá a perda de peso". Nessa lista mostramos algumas dessas dietas que queremos que fiquem no passado, já que elas não trazem benefícios à saúde de quem as pratica.
A história de dietas totalmente loucas é datada de muito tempo, de 1028 para ser mais exato. Foi nessa época em que Guilherme, o Conquistador, ficou obeso e recorreu a uma dieta líquida para emagrecer, mas o líquido dele era praticamente só álcool. Claramente, ele perdeu peso, mas teria morrido de cirrose se continuasse com a dieta e não tivesse sido morto em um acidente de equitação. As dietas líquidas são as mais variadas, mas a eficiência delas é duvidosa e perigosa se você optar por fazer igual Guilherme.
Uma dieta super louca é essa, e o sentido dela é bem simples. Você não vai ficar com fome se estiver dormindo. Reza a lenda que um adepto dessa dieta era Elvis Presley. O rei teria uma pílula para dormir e que diminuía sua fome. E, claramente, os dois juntos faziam com que a fome não viesse.
Essa dieta teve sua popularidade em 2014. Ela também era chamada de dieta lunar e aproveita o poder da lua para ajudar as pessoas que fazem essas dietas a perderem peso. Ela tem duas versões, a básica é um dia de jejum e depois só se bebe água e suco durante a lua cheia ou nova. A versão mais complexa começa com jejum na lua cheia e tem um plano alimentar específico para as outras fases da lua.
Essa dieta foi criada pelo médico e naturopata Peter D'Adamo, que dita exatamente o que as pessoas devem comer para perder peso. Segundo ele, a dieta feita para seu tipo sanguíneo ajuda na digestão dos alimentos, no ganho de energia e prevenção de doenças. A maioria delas exclui os carboidratos e alimentos processados o que faz um sentido na perda de peso.
Com certeza, você já ouviu falar dessa dieta e ela se volta para muito tempo atrás, para a época vitoriana. Segundo histórias, as pessoas comiam ovos de tênia para que ela engolisse a comida que as pessoas comiam as mantendo magras. O parasita as faria perder o peso. Mas isso pode ser nada mais que uma lenda urbana.
Essa dieta da sopa de repolho exige que você coma grandes quantidades desse alimento durante sete dias. Nela as pessoas também podem comer certas frutas e legumes, carne, frango e arroz integral durante a semana, mas respeitando um cronograma definido. O perigo dessa dieta é a limitação de calorias e a pobreza em carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais.
Essa dieta surgiu em 2013 e consiste em engolir bolas de algodão. As pessoas que a praticam pensam que as bolas de algodão têm poucas calorias e fazem você ficar com a sensação de cheio. É obvio que ela é cheia de problemas. Comer bolas de algodão estraga seu sistema digestivo e o priva de nutrientes importantes.