Publicada em 08/11/2018 às 12h20.
Defesa do Sport mostra evolução com Milton Mendes
Após sete rodadas, o Sport passou um jogo sem tomar gol. Será mudança de fase na defesa ou um episódio isolado?

Adryelson

Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

 

São 32 jogos disputados e 53 gols sofridos, com o Sport figurando como a pior defesa deste Brasileirão 2018, ao lado do Vitória. Pior: foram apenas sete partidas inteiras sem sofrer um gol no Brasileirão 2018. E se contarmos somente com os 20 duelos depois da parada para a Copa do Mundo, em apenas três o Leão conseguiu sair de campo depois dos 90 minutos sem ser vazado. Mas, quando a fase é boa tudo parece começar a fluir.


Se nos primeiros compromissos a meta inicial do treinador Milton Mendes foi fazer o ataque voltar a produzir, missão essa realizada com sucesso, a tarefa de consertar a defesa leonina ainda está em processo de construção, mas com um último resultado mais do que satisfatório.


Na vitória diante do Ceará, a equipe rubro-negra não tomou nenhum gol, vencendo por 1x0. Melhor: passou poucos sustos, cedendo apenas três chances de finalização clara para o adversário. É mesmo o início de uma nova fase da defesa leonina ou foi apenas um capítulo isolado? Para os que defendem a tese de que foi apenas um jogo específico, o argumento é que o time levou três gols do Grêmio na rodada anterior.


Do outro lado, o fato de todo o sistema defensivo, incluindo os volantes, ter todos os seus titulares absolutos atualmente é uma prova de que essa evolução tende a durar durante todas essas seis rodadas restantes da Série A. O único que deixou a equipe foi o lateral-esquerdo Sander, por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo.


Nas demais posições, são três jogos com os mesmos nomes e três vitórias seguidas, a melhor sequência do Sport neste Brasileirão. Na dupla de zaga, um dos destaques é Adryelson, fruto da base leonina e que acabou tomando a vaga do experiente Ronaldo Alves. Completando o seu quinto jogo consecutivo como titular, o jovem de 20 anos tem a sua melhor sequência no profissional do clube por opção de Milton Mendes, que o colocou de frente na vitória diante do Internacional por 2x1, quando Adryelson marcou um dos gols.


Na direita, Cláudio Winck também recuperou de vez a vaga, com os volantes Marcão e Jair completando o sistema defensivo que vem se destacando. Sem esquecer de Mailson, que está invicto nesta Série A, com cinco vitórias e dois empates. Titular ao lado de Adryelson, o zagueiro Ernando falou sobre essa tentativa de estabilizar a defesa do Sport. "Foi importante a equipe não sofrer gols. A gente vinha falhando e tomando alguns gols nos últimos jogos, mas dessa vez os erros não aconteceram", disse. 

 

 

Folha PE

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia