Publicada em 09/11/2018 às 12h14.
Google descobre qual cor gasta mais bateria na tela de smartphones
Era de se esperar, mas a empresa também descobriu que, quanto mais brilhoso estiver o display do celular, mais energia ele consome.

Imagem: TecMundo 


Em um evento para desenvolvedores realizado nesta semana, a Google deu uma série de dicas sobre melhorar a eficiência energética de apps para Android. Uma delas foi "evitar fundos brancos". Essa cor, segundo descobriu a empresa, é a que mais consome energia na tela AMOLED e um celular.


Curiosamente, as diretrizes para o Material Theme — a nova linguagem de design que Google vem usando em seus apps e pedindo para que os desenvolvedores também usem — incentivam o uso extensivo do branco como plano de fundo para apps.


Por conta disso, recentemente, a empresa vem implementando o modo noturno em várias de suas aplicações, como o YouTube e Google Notícias.


Youtube modo noturno


Depois do branco, as cores que mais gastam bateria ao serem exibidas extensivamente na tela de um celular são: azul, verde e vermelho. O preto vem bem atrás dessas, consumindo seis ou sete vezes menos energia que o branco.


Era de se esperar, mas a empresa também descobriu que, quanto mais brilhoso estiver o display do celular, mais energia ele consome. Contudo, a progressão não é exatamente linear. A Google também comparou o consumo de energia de telas AMOLED e LCD quando exibem apps em modo noturno.


Consumo energia bateria


As telas LCD não apresentam qualquer diferença no consumo de energia, enquanto, nas telas AMOLED, a queda é de 63%. As medições foram realizadas com um Pixel de primeira geração e um iPhone 7.

 

TecMundo

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia