Publicada em 14/01/2019 às 12h07.
6 coisas que cortam o efeito do anticoncepcional
O medicamento que previne gravidez indesejada pode, no entanto, perder seu efeito em algumas situações.

HIDESY/ISTOCK

 

Segura, prática e bastante popular, a pílula anticoncepcional é considerada um dos métodos contraceptivos mais eficientes se, claro, administrada corretamente.


O medicamento que previne gravidez indesejada pode, no entanto, perder seu efeito em algumas situações. Conheça alguns fatores que podem cortar ou diminuir a eficácia da pílula:


Coisas que podem cortar o efeito da pílula

 

AFRICA STUDIO/SHUTTERSTOCK


1. De acordo com a ginecologista Thais Farias Koch, da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, alguns antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional pois fazem com que a eliminação dos hormônios ocorra mais rápido. No entanto, só existe comprovação sobre a interferência por uma minoria desses remédios.

 

Antirretrovirais, ou seja, medicamentos usados para o tratamento de infecções por retrovírus, como o HIV, também podem tornar possível engravidar mesmo tomando pílula.

 

ALEX YUZHAKOV/SHUTTERSTOCK


2. O consumo de determinados chás também pode comprometer a eficácia da pílula. A erva-de-são-João, por exemplo, também denominada Hypericum, usada para o tratamento natural de depressão e ansiedade, pode ser prejudicial para quem usa anticoncepcionais orais, aumentando o risco de gravidez.


3. Apesar de não cortar o efeito da pílula anticoncepcional, a ingestão excessiva de álcool pode prejudicar sua eficácia, uma vez que as bebidas podem provocar vômitos e, se a expulsão do remédio ocorrer antes que ele seja absorvido pelo corpo, ele pode não funcionar como esperado.

 

DEEAF/SHUTTERSTOCK

 

4. Doenças intestinais, como a Doença de Crohn, por exemplo, podem afetar a eficácia do anticoncepcional porque alteram a absorção dos componentes da pílula.


5. O local de armazenamento da pílula também pode influenciar em sua eficácia. Isso porque há características de determinados ambientes que podem oferecerem danos ao remédio. O anticoncepcional pode falhar, portanto, se você o guarda em locais inapropriados.

 

IMAGE POINT FR / SHUTTERSTOCK


6. Por fim, é importante saber que variar muito os horários de tomar o anticoncepcional, além de aumentar os riscos de esquecimento, também pode diminuir sua eficácia. Estabeleça sempre um período único para fazer uso do medicamento.

 

 

Vix

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI